Novembro quente e com pouca chuva faz a seca alastrar no Algarve e Baixo Alentejo

Temperatura mais elevada do mês registou-se em Castro Marim

Imagem de arquivo

Temperaturas mais elevadas do que o habitual e pouca chuva, bem menos do que é normal, tanto no Algarve como no Baixo Alentejo, levaram a um aumento da área de Portugal Continental em situação de seca fraca, segundo o Boletim Climatológico de Novembro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final do mês passado, a percentagem do território em situação de seca era de 19,4%, enquanto a 30 de Outubro era de 12,8%.

Na prática, isto significa que o território do Algarve voltou a estar todo em seca e o Baixo Alentejo (distrito de Beja) está quase todo na mesma situação. Também o distrito de Setúbal viu aumentar a área em situação de seca.

Esta realidade contrastou com a de outras regiões do país, uma vez que no Norte litoral de Portugal a situação até foi inversa, com um aumento da área com chuva severa.

«Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram superiores ao valor normal na região Noroeste do território, em especial no Minho e Douro Litoral, que registou totais de precipitação 1.5 a 2 vezes o valor médio», lê-se no boletim.

«Nas restantes regiões foi em geral inferior ao normal, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro com valores de percentagem inferiores a 50% em relação ao normal, sendo mesmo inferior a 25% no Sotavento Algarvio».

O IPMA revelou ainda que houve um aumento dos valores de percentagem de água no solo nas regiões do Norte, Centro e Alto Alentejo, «com valores superiores a 80 %», mas que nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve «há alguns locais com valores entre 20 e 40%».

Desta forma, e se olharmos para Portugal Continental, como um todo o mês de Novembro «classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação», segundo o IPMA.

E se em Portugal, foi o 9º Novembro mais quente dos últimos 93 anos (mais quente em 1981) e o 2º mais quente desde 2000, a nível global «foi o mais quente já registado».

No que toca ao nosso país, «durante o mês verificou-se alguma variabilidade nos valores de temperatura do ar (mínima, média e máxima)», com o IPMA a salientar «o período de 9 a 20 de Novembro e os dias 28 e 29, com valores de temperatura sempre superiores à média mensal, em especial na temperatura mínima do ar, onde se destacam os dias 11 a 13 e 29 com desvios superiores a 5° C».

O maior valor da temperatura máxima foi registado em Castro Marim, no dia 15 de Novembro, e fixou-se em 26,2ºC.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub