GNR regista 1 morto e 7 feridos graves em 390 acidentes nas últimas 48 horas

Segundo dados provisórios da operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”

Um morto, sete feridos graves e 15 ligeiros são o resultado dos 390 acidentes registados na sexta-feira e no sábado pela GNR, segundo os dados provisórios da operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”.

Relativamente ao acidente com uma vítima mortal, um homem com 76 anos, a GNR adianta, em comunicado, que foi uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um velocípede ocorrida cerca das 17h20 de sábado na Estrada Nacional nº 2, em Castro Verde, em Beja.

Segundo a GNR, foram fiscalizados, entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de sábado, 16.934 automobilistas.

Foram detetados 105 automobilistas que conduziam com excesso de álcool e, destes, 58 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas/litro (o máximo legal é de 0,5 g/l).

Foram ainda detidas 49 pessoas por conduzirem sem habilitação legal, adianta a Guarda Nacional Republicana em comunicado.

Das 4.231 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 1.214 por excesso de velocidade, 47 por excesso de álcool, 153 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (cadeirinha).

Os dados referem também que 95 contraordenações se deveram ao uso indevido do telemóvel a conduzir, 412 a falta de inspeção periódica obrigatória e 154 a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A GNR assegura que durante a operação irá continuar “a priorizar a fiscalização” da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, a utilização indevida do telemóvel.

A utilização correta do cinto de segurança e da cadeirinha, a falta de inspeção periódica obrigatória e de seguro de responsabilidade civil obrigatório e a incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, são outras situações a que os militares vão estar atentos nas ações de fiscalização.

 

 



Comentários

pub