Fundos Europeus: 257 milhões apoiam projetos de estratégia de especialização inteligente do Algarve

Até 31 de Dezembro de 2022, os 12 programas analisados representam um total de fundos aprovado de 257 milhões de euros

Até 31 de Dezembro de 2022, os 12 programas analisados representam um total de fundos europeus aprovado de 257 milhões de euros para apoiar projetos alinhados com a estratégia de especialização inteligente do Algarve, avança a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve. 

Foram totalizados 3864 projetos aprovados, mobilizando distintas fontes de financiamento para a concretização da
implementação da RIS3 Algarve e, desses projetos, cerca de 58% (2234 projetos) encontram-se, nos seus objetivos, devidamente alinhados com os domínios da RIS3 Algarve.

Por comparação com 2021, a CCDR Algarve diz que se verificou um aumento de 2,8 % no número total de projetos alinhados com a RIS3 Algarve.

Ainda nos projetos do Programa Regional do Algarve, ao nível da distribuição por domínio RIS3, o Turismo continua com o maior peso relativo (57 %), assumindo o Agroalimentar o segundo setor com 13%. Já quanto ao número de
projetos, o Turismo representa 40% do total, seguido pelo setor das TIC e ICC que passou a representar 17% do total.

A CCDR Algarve acompanha a execução dos programas Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP), Interreg EA, EUROPE, URBACT, Interreg MED, SUDOE, Horizonte 2020, ENI CBC Med, Horizonte Europa, Programa de Desenvolvimento Rural 2020, MAR 2020 e Programa Regional do Algarve, preponderando os apoios concedidos pelos três últimos.

 



Comentários

pub