Faro inaugura busto em homenagem ao cónego Henrique

O busto em bronze foi elaborado pela escultora Teresa Paulino

Um busto, em homenagem ao monsenhor cónego Henrique Ferreira da Silva, que foi reitor do seminário de Faro e deão do Cabido da Sé, foi inaugurado esta quinta-feira, 7 de Dezembro, ao lado a capela de Santo António do Alto, na capital algarvia.

Este projeto surgiu no âmbito do orçamento participativo da União das Freguesias de Faro.

O busto em bronze foi elaborado pela escultora Teresa Paulino, tem 75 cm de altura por 70 cm de largura e o pedestal é constituído por uma pedra regional.

O padre Henrique, como era conhecido, era natural de Ferragudo, onde nasceu em 1925, tendo vindo a falecer, em Faro, a 5 de Outubro de 2003.

 

 

Entre outras funções eclesiásticas, foi professor, reitor do seminário de São José, diretor do colégio do Alto, vigário-geral da Diocese do Algarve e deão do Cabido da Sé de Faro e responsável pela capela de Santo António (um dos locais onde rezava missa).

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «esta homenagem é uma forma de valorizar o espaço público da nossa cidade criando apontamentos que vinquem a identidade de Faro e relembrem personalidades que marcaram a nossa cidade».

«O cónego Henrique foi um homem singular que dedicou a sua vida a Deus e a ajudar o seu semelhante e este busto é um contributo para que ele permaneça na história e na memória coletiva de Faro. De referir que há 46 anos que não era inaugurado um busto na cidade de Faro, tendo o último sido o busto do Dr. João da Silva Nobre, localizado na baixa de Faro, no largo com o seu nome», concluiu.

 



Comentários

pub