Demissão do Governo formalizada a 7 de Dezembro e dissolução da AR a 15 de Janeiro

Disse hoje o Presidente da República

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje que vai formalizar a demissão do Governo na próxima quinta-feira, dia 7 de Dezembro, e apontou a dissolução do parlamento para 15 de Janeiro.

«Em princípio o último Conselho de Ministros será no dia 7 e, portanto, dia 7 à noite será a demissão», um mês depois de o primeiro-ministro ter apresentado a demissão, afirmou o chefe de Estado aos jornalistas à margem de uma visita ao Banco Alimentar contra a Fome, em Lisboa.

«Eu prolonguei um bocadinho aquilo que poderia terminar depois deste fim de semana, já que terminou a votação final global do Orçamento do Estado», afirmou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que «havia algumas votações importantes para o PRR» que «era preciso terminar» e por isso, «a pensar no PRR», deixou a formalização da demissão para a próxima semana.

«É por isso também que na Assembleia a dissolução, que é no dia 15, [de janeiro] também foi pensada para deixar acabar a redação final do Orçamento, que é perto do fim do ano», acrescentou, assinalando que quis dar também tempo para o parlamento “poder reapreciar” os estatutos das ordens profissionais, caso decida vetar.

O primeiro-ministro António Costa apresentou a sua demissão ao Presidente da República em 7 de Novembro, por causa de uma investigação judicial sobre a instalação de um centro de dados em Sines e negócios de lítio e hidrogénio que levou o Ministério Público a instaurar um inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça em que é visado.

 



Comentários

pub