Bispo desafia algarvios a contagiarem-se pelo presépio na mensagem de Natal

«Se Jesus fizer parte da nossa vida, nela acontecerá verdadeiramente Natal»

D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, desafia, na sua mensagem de Natal, todos os algarvios a deixarem-se «contagiar» pelo presépio. 

No ano em que se assinalam os 800 anos da criação do presépio, por S. Francisco de Assis e o mundo vive guerras «implacáveis», que provocam «milhares de mortes inocentes e um sofrimento indescritível a populações indefesas», e se assiste ao «aumento do número de pobres e de sem abrigo», o prelado centrou a sua mensagem no presépio.

Classificando-o como «Evangelho vivo», que anualmente é feito para «inspirar a humanidade» e que transmite «uma mensagem intemporal», D. Manuel Quintas considera que, tal como o Papa Francisco, podemos ver o presépio como «um evangelho doméstico, aberto nas nossas casas e lugares de trabalho, nos lares, hospitais, estabelecimentos prisionais, nos largos, ruas e praças das nossas cidades… para nos recordar uma verdade essencial: o nosso Deus não é um Deus distante, invisível e inacessível».

«Veio habitar entre nós, assumindo a nossa humanidade, no corpo duma criança», disse ainda.

Nesse sentido, o Bispo do Algarve realça que «cada presépio, representado das formas mais diversas, constitui sempre o testemunho da proximidade de Deus. Uma proximidade real, viva, concreta, que se pode ver e tocar, tal como o amor que o nascimento daquela criança, simples e indefesa, veio manifestar», acrescentou.

D. Manuel Quintas considera que, cada presépio, «constitui sempre um apelo a nos envolvermos neste decidido compromisso pessoal», inspirados pelas «lições de amor» de Maria e José e um «convite ao silêncio interior», destacando a «importância de parar, com a certeza de que só quando nos decidimos a nos recolhermos é que temos acesso ao que é essencial e prioritário na nossa vida pessoal e familiar».

«Se Jesus fizer parte da nossa vida, nela acontecerá verdadeiramente Natal», concluiu.

 

 

 

 



Comentários

pub