Infralobo participa no 5º Encontro Nacional de Limpeza Urbana

Municípios portugueses vão debater desafios urbanos, como a pressão turística, a organização de grandes eventos, o vandalismo ou a falta de civismo

Carlos Manso, presidente do Conselho de Administração da Infralobo – Empresa de infraestruturas de Vale do Lobo, vai estar presente no 5º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), que terá lugar de 12 a 14 de Dezembro, no Autódromo do Estoril.

Carlos Manso irá falar sobre pressão turística, grandes eventos e multiculturalismo: novas realidades para os municípios e o que muda na Limpeza Urbana.

Esta edição do Encontro irá lançar o repto para se passar da intenção ao compromisso, demonstrando soluções inteligentes, criativas e inovadoras para mudanças duradouras e não apenas temporárias.

Com o mote “Limpeza Urbana ao Serviço das Pessoas e dos Territórios”, vários especialistas nacionais e internacionais vão estar em Cascais para analisar e debater as tendências e as boas práticas do setor, mas também para examinar os temas que marcam o programa da edição deste ano do ENLU: “O estado da arte do setor da limpeza urbana em Portugal e no mundo”; “Territórios mais vibrantes: A Limpeza Urbana como parte da solução”; “Limpeza Urbana Inteligente e com Impacto Neutro no Clima”; “Um serviço à prova de futuro e tendências de inovação”; “Limpeza Urbana bottom-up: feita para e pelas pessoas”; “Rumo ao Desperdício Zero”; “Quem faz parte da Limpeza Urbana: do CEO ao cantoneiro”.

Para inspirar a audiência, o programa conta com nomes como os de Iuliia Markhel, da Let’s Do It Ukraine, uma organização não-governamental dedicada à mobilização de voluntários para ações de limpeza que, mesmo em tempo de guerra, continua a fazer campanhas, ou ainda de Sascha Haselmayer, um “empreendedor social em série” e autor do livro The Slow Lane: Why Quick Fixes Fail and How to Achieve Real Change, que nos propõe uma mudança de ritmo e de processo de planeamento para que as inovações na gestão urbana e resolução dos problemas das cidades tenham um efeito duradouro.

“Numa cidade atrativa e vibrante, a Limpeza Urbana tende a ser um serviço invisível, mas, para que tal aconteça, é preciso reconhecer a importância desta atividade e de quem dela faz parte. Nesta edição do ENLU, queremos desafiar as pessoas a fazer isso mesmo, convidando-as a olhar os seus territórios pela perspetiva da limpeza urbana e inspirando-as para fazer parte de um compromisso que é de todos”, afirma Luís Almeida Capão, presidente da Direção da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU), que promove o Encontro.

Nestes três dias, este que será um ponto de encontro e de networking dos vários agentes da limpeza urbana, irá ainda mergulhar nos seguintes tópicos: as experiências com descarbonização e soluções inteligentes, ou ainda a utilização do blockchain, de drones ou da inteligência artificial como soluções inovadoras para a limpeza das cidades.

Durante o 5.º ENLU, serão ainda conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios Cidade+, um reconhecimento que vai distinguir os melhores projetos nacionais nas áreas da limpeza urbana, que vão desde as tecnologias mais inovadoras às políticas de recursos humanos mais completas, concretizados entre 2021 e setembro de 2023.

Este evento terá também uma vertente expositiva, através do Urban Cleaning Expo & Showroom, onde as empresas do setor vão mostrar os seus produtos e serviços mais inovadores.

“Em todas as iniciativas da ALU, há um espírito de amizade e de concorrência saudável que faz desta comunidade um sucesso. O ENLU, que é o único evento nacional dedicado ao setor, não é exceção: vamos para a 5.ª edição deste encontro com a segurança de ter, mais uma vez, uma exposição cheia de produtos e serviços inovadores e de ter a conferência repleta de talento. Esperamos casa cheia em Cascais na maior edição de sempre do ENLU”, antecipa Luís Almeida Capão.

 

 



Comentários

pub