SEPNA apreende 63 armadilhas de pesca ilegais na Lagoa dos Salgados

Animais que estavam presos foram devolvidos à natureza

63 nassas que estavam a ser utilizadas para pesca ilegal foram apreendidas pelo Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, na Lagoa dos Salgados, no concelho de Silves, na segunda-feira, dia 6.

Na sequência de uma denúncia via Linha SOS Ambiente e Território, a informar que na Lagoa dos Salgados se encontravam três aves presas em armadilhas/redes, os elementos do SEPNA foram ao local onde detetaram a existência de dezenas de nassas.

As armadilhas de pesca foram recolhidas e apreendidas por elementos do SEPNA de Silves, de Albufeira e do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão e por uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

As autoridades percorreram as margens da Lagoa dos Salgados e descobriram as armadilhas com diversos animais capturado, que foram posteriormente devolvidos à natureza.

«Estas artes de pesca “nassas ou galrichos” são utilizadas para a captura de enguias, embora também capturem outras espécies», segundo a GNR.

A enguia «está em estado de conservação de perigo crítico de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas».

«Este tipo de pesca com uso de meios e processos não autorizados, aliado ao facto de se destinarem à captura de enguias, sendo esta espécie existente em reduzido número em Portugal, poderão constituir um crime de dano contra a natureza nos termos do art.º 278 n.º1 do Código Penal, bem como crime contra a preservação do património aquícola», conclui a GNR.

 

 



Comentários

pub