Os tubos dos órgãos continuam a soar no Algarve

Os concertos são de entrada livre

Faro, Boliqueime, Loulé e Tavira recebem a continuação do Festival de Órgão do Algarve, que conta com concertos, visitas guiadas, um concerto pedagógico, workshops e um concurso de fotografia, de 16 a 19 de Novembro.

No dia 16, a Igreja da Sé, em Faro, recebe um concerto pedagógico dirigido a crianças em idade escolar, às 10h00. A história dos mais de 300 anos do Grande Órgão da Catedral de Faro será contada através das peripécias de várias personagens, com André Ferreira ao órgão.

Na parte da tarde, em Tavira, decorre a visita guiada ao interior dos órgãos de tubos, pelo mestre organeiro Dinarte Machado, às 18h00, na Igreja de S.José (antigo hospital). A visita passa pela Igreja de Santiago e termina na Igreja da Misericórdia. A atividade é sujeita a inscrição prévia e custa 5 euros.

Na sexta-feira (17), o organista André Ferreira e Ensemble 258 apresentam música de câmara, com vozes soprano, harpa barroca, baixo e oboé barroco, sobre o tema “O Mística Rosa”, na Igreja Paroquial de Boliqueime.

Ao mesmo tempo, na Igreja da Misericórdia de Tavira, o organista Sérgio Silva junta-se a Nuno Mendes (violino barroco) e Pedro Massarrão (violoncelo barroco) para um programa ibérico, mas essencialmente italiano e alemão, dos séculos XVI a XVIII.

Pedro Massarão

A 18 de Novembro, às 10h00, a Igreja Paroquial de Boliqueime recebe um workshop de órgão por André Ferreira e outro de canto por Teresa Duarte, no Conservatório de Música de Loulé. A atividade é sujeita a inscrição prévia.

Nessa noite, na Igreja do Carmo, em Faro, o organista André Ferreira e Ensemble 258 voltam a juntar-se para apresentar um novo programa de música de câmara instrumental, desta vez sobre o tema “Missa a S. João Evangelista”.

No domingo, dia 19, realiza-se, às 15h00, na Igreja da Sé, o habitual concerto de alunos e convidados da Escola de Órgão da Sé de Faro.

Ainda nessa tarde, realiza-se, às 18h00, um concerto na Igreja Matriz de Loulé, com Sérgio Silva, Nuno Mendes (violino barroco) e Pedro Massarrão (violoncelo barroco). Será utilizado um órgão positivo, ou seja, portátil, cedido pela Sé de Santarém.

A participação no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e a Universidade do Algarve (ESEC) e contando com os apoios da FNAC e do Hotel Faro, decorre até 19 de Novembro.

Os concertos são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência luxemburguesa Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Quem quiser inscrever-se nos eventos de dias 16 e 18, deve contactar o 916 782 780 ou o email [email protected].

Para mais informações, veja a página do Facebook ou no Livro do Festival.

 



Comentários

pub