«O voto jovem e a democracia europeia» é tema de debate na Universidade do Algarve

Intenção é dar voz e espaço aos mais jovens que, nas últimas Eleições Europeias, em 2019, foram quem menos votou, particularmente no Algarve

«O voto jovem e a democracia europeia» é o tema do debate que o EuropeDirect Algarve, o Centro de Documentação Europeia e a Associação Académica da Universidade do Algarve, coorganizam, no dia 28 de Novembro, a partir das 15 horas, no Auditório vermelho da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas da UAlg, em Faro.

Vai falar-se de “direito/dever de voto” de dar “a voz de tod@s @s jovens” e das “ameaças ao sistema democrático”, com a participação de Pedro Valente da Silva, diretor do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, e Filipa Lopes, gestora da comunidade Unidos.EU.

O debate integra-se na iniciativa «Unidos pela Democracia», um ciclo de eventos que pretende trazer ao Algarve a reflexão e debate sobre os temas que mais impactam na região.

Existe também implícito um forte apelo à participação cívica e ao ativismo, nomeadamente político, no convite à adesão à Comunidade Unidos.EU Agir em conjunto agora – unidos.eu (europa.eu) e no incentivo ao voto nas próximas Eleições Europeias a 9 de Junho de 2024.

Este ciclo celebra igualmente os 50 anos da revolução de Abril e a vitória da Democracia em Portugal.

Os eventos são públicos mas a intenção é dar voz e espaço aos mais jovens que, nas últimas Eleições Europeias, em 2019, foram quem menos votou, particularmente no Algarve.

Na entrada do auditório, estarão disponíveis Balcões de divulgação e atendimento para as organizações participantes: ESN Portugal – Erasmus Student Network, o projeto EUInfluencers (Dypall), o Movimento Greve Climática Algarve, juventudes partidárias e redes europeias.

Uma exposição de cartazes sobre os grandes temas da atualidade europeia estará igualmente patente no local e depois na Biblioteca da UAlg em Gambelas.

 

Programa:

15h00 Boas vindas
15h05 Porquê um ciclo de eventos: Unidos pela Democracia (Europe Direct Algarve e Centro Documentação Europeia da UAlg)
15h10 I Painel – Apresentação das juventudes partidárias no Algarve (visão sobre a UE e sobre o tema)
15h40 II Painel : DEBATE “O voto jovem e a democracia europeia”
Associação Académica da UAlg – Rita Tavares
AEQUUM (LGBTQIA+) – João Duarte
Vereadora da juventude da CMF – Teresa Santos
Centro de Vida Independente – João Varela
Parlamento Europeu em PT – Pedro Valente da Silva
16h50 A Plataforma Unidos.eu – Filipa Lopes, PE
Moderador: Pedro Duarte

 

A democracia europeia é um valor fundamental que todos partilhamos, independentemente da nossa filiação política ou dos nossos pontos de vista. Apoiá-la em conjunto é muito mais fácil do que agir isoladamente. Dezenas de milhares de pessoas de toda a UE estão, atualmente, a juntar-se, dispostas a erguer as suas vozes e a tomar medidas para garantir que trabalhamos no sentido de reforçar este valor fundamental em que assenta o nosso modo de vida europeu” –  About us | Together (europa.eu)

 

 
 



Comentários

pub