Lusíadas traz novos tratamentos de Cardiologia para o Algarve

Trata-se da Ablação de Fibrilhação Auricular e a Implantação de Cardiodesfibrilhador

O Grupo Lusíadas Saúde dotou o Hospital Lusíadas Albufeira de duas novas intervenções médicas na área da cardiologia – a Ablação de Fibrilhação Auricular e a Implantação de Cardiodesfibrilhador – melhorando assim os cuidados ligados ao coração na região do Algarve. 

«Este reforço nos serviços de saúde cardiovascular na região Sul reflete o compromisso contínuo do Grupo em contribuir para a melhoria dos cuidados prestados à comunidade local, garantindo assim uma oferta multidisciplinar, de qualidade e acessível», salienta o grupo.

A fibrilhação auricular, um dos serviços que o Hospital passou a assegurar, «é um tipo de arritmia fortemente associada a acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca». Entre as suas opções de tratamento está a ablação, um procedimento invasivo que permite tratar, de forma mais eficaz, doentes com fibrilhação auricular que demonstrem resistência à terapia convencional.

«Graças a este novo serviço assegurado a partir de agora no hospital, a população algarvia passa a ter acesso a um dos tratamentos mais avançados na área da Cardiologia, sem necessidade de se deslocarem a Lisboa para proceder à sua realização», refere o Hospital.

O outro novo serviço é a introdução da Implantação de Cardiodesfibrilhador, intervenção cujo principal objetivo é «a prevenção da morte súbita em doentes com disfunção ventricular esquerda grave, graças à implantação de um Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), dispositivo que permite monitorizar e regular o ritmo cardíaco, possibilitando um avanço muito significativo no tratamento de situações cardíacas críticas».

As duas novas intervenções asseguradas pelo Hospital Lusíadas Albufeira contam com o apoio de uma equipa de profissionais de saúde altamente qualificada, liderada pelos cardiologistas João de Sousa e Afonso Nunes Ferreira, e que integra médicos, técnicos e enfermeiros de Lisboa e do Algarve, que asseguram a excelência e a segurança dos referidos procedimentos.

O Grupo Lusíadas Saúde pretende, através desta aposta na área de Cardiologia da unidade de Albufeira, reforçar o seu compromisso em fortalecer a capacidade de atendimento na região do Algarve, com planos para o desenvolvimento e formação de médicos locais no futuro, em colaboração com especialistas médicos em aritmologia de intervenção dos Hospitais Lusíadas em Lisboa e Amadora.

«Estas novas intervenções médicas vêm reforçar a nossa oferta de serviços de saúde na área da Cardiologia e contribuir para o nível de excelência que o Hospital Lusíadas Albufeira já conquistou no concelho e na região Sul enquanto unidade de referência. São dois procedimentos médicos que farão toda a diferença para os doentes que deles necessitam, evitando uma deslocação obrigatória a Lisboa e permitindo uma intervenção mais rápida, imediata e eficaz», refere Pedro Oliveira, administrador das Unidades Sul do Grupo Lusíadas Saúde.

 



Comentários

pub