Governo anuncia 30 milhões de euros para modernizar as Escolas de Hotelaria e Turismo

O financiamento será assegurado pelo PRR, com 20M€, complementado com 10M€ de
receitas próprias do Turismo de Portugal

O Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, num investimento total de 30 milhões de euros em resposta aos desafios de qualificação e capacitação das pessoas foi apresentado ontem, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Este plano incide, sobretudo, na requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, até dezembro de 2026.

Esta é uma das medidas previstas na Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa da área governativa da economia e mar, que visa dar resposta ao desafio do setor – aumentar as qualificações e rendimentos dos profissionais do turismo.

A apresentação foi presidida pela ministro da Economia António Costa Silva, contando ainda com a presença do secretário de Estado do Turismo Nuno Fazenda, do presidente do Turismo de Portugal Carlos Abade e ainda de Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal.

Daquele montante, 20 milhões de euros serão usados na sustentabilidade. «As medidas passam por garantir respostas às alterações climáticas através da construção de infraestruturas inovadoras e sustentáveis, gestão de recursos consciente e uma aposta na acessibilidade e modernidade sustentável», explica o Ministério da Economia.

Por outro lado, 4 milhões destinam-se ao eixo da Transformação Digital e Conectividade, «atribuídos para a tecnologia em todas as áreas de aprendizagem, de modo a proporcionar aos alunos experiências imersivas com salas 360.º, conectividade digital mais eficiente, capacitação digital aos formadores, entre outros».

Há ainda 3.5 milhões para a Inovação. Nesse âmbito, prevê-se a criação de um novo centro Enogastronómico – Food & Wine Labs na Escola Douro-Lamego, bem como, em Óbidos, o lançamento de uma pioneira Chocolate Academy: Paixão pelo Chocolate by Óbidos.

Por fim, 2.5 milhões irão para a «criação de novos espaços de aprendizagem inovadores e dinâmicos, mais flexíveis e adaptados aos novos formatos de ensino (presencial, híbrido e online)».

Para o ministro da Economia e do Mar, «este é um importante investimento nos alunos e futuros profissionais do setor do turismo. Somos dos destinos turísticos mais competitivos do mundo e queremos, também, ser dos países com o ensino em hotelaria e turismo mais qualificados a nível internacional. Este é um grande passo nesse caminho».

 



Comentários

pub