Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve promove gastronomia portuguesa no Uruguai

Ação decorreu no final do mês de Outubro

O chefe de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) ensinou pratos típicos portugueses a alunos de hotelaria e profissionais da restauração da cidade de Colónia de Sacramento, no Uruguai.

A ação de promoção da gastronomia portuguesa levada a cabo, no final de Outubro, pela Embaixada de Portugal naquele país da América do Sul teve como objetivo «dar a conhecer o riquíssimo património gastronómico português, que é hoje um pilar da oferta turística de Portugal, e incentivar a presença dos nossos pratos tradicionais e doçaria nos estabelecimentos de Colónia de Sacramento», explica a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em nota.

Os chefes Abílio Guerreiro, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e Paula Domingues, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, realizaram uma série de workshops no Instituto de Hotelaria e Culinária de Colónia destinados aos alunos e professores deste Instituto e ainda aos profissionais da restauração e hotelaria da cidade.

Ameijoas à Bulhão Pato, Cataplana de Peixe, Pataniscas de Bacalhau e Migas à Alentejana foram alguns dos pratos tradicionais ensinados, a que se juntaram ícones da doçaria portuguesa como Pastéis de Nata, Pudim Abade de Priscos, Arroz Doce e Bolo-Rei.

«A experiência foi muito enriquece dora. Sentimo-nos em casa, parece que estamos numa vila portuguesa. Há uma grande proximidade em termos culturais. Tivemos oportunidade de treinar alunos e profissionais do setor de restauração no Uruguai, capacitando-os para incluir pratos regionais portugueses nos seus estabelecimentos. Desta forma, estamos a promover a nossa cultura gastronómica junto de agentes locais que trabalham turisticamente a relação histórica da cidade com Portugal. Agora, é-lhes muito fácil incluírem um prato português no menu dos restaurantes», referiu o chefe Abílio Guerreiro, da EHTA.



Comentários

pub