Direção Regional de Cultura assinala 563 anos da morte do Infante D. Henrique

Haverá música, performance, visitas ao Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres e uma missa

Os 563 anos da morte do Infante D. Henrique (13 de Novembro 1460) vão ser assinalados pela Direção Regional de Cultura do Algarve, através da sua unidade orgânica Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em parceria com o Município de Vila do Bispo e a Paróquia de Sagres.

O programa decorre de 12 a 19 de Novembro e inclui música, performance, visitas ao Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres e uma missa, «conforme desejo expresso no testamento do Infante».

No domingo, 12 de Novembro, o auditório da Fortaleza de Sagres recebe, às 16h00, o concerto “BARROCO: Do Baixo Contínuo à Música Electrónica”, apresentado pelo Coletivo Garbe, que é composto pelos músicos Joana Godinho (mezzo soprano), Daniela Tomaz (flauta barroca), Daniela Pinhel (oboé e corne inglês) e Vasco Ramalho (marimba mallet station).

O espetáculo contará ainda com a presença de uma artista convidada, Catarina Melo, no cravo.

De acordo com a Direção Regional de Cultura do Algarve, este será um concerto comentado dentro do seu contexto histórico-cultural, e que apresenta um repertório de música barroca, «desde a sua conceção mais histórica até uma interpretação contemporânea, através da utilização de instrumentos modernos, digitais e eletrónica. Será servido um beberete no intervalo do concerto, com oferta de vinhos pela Quinta do Barranco Longo».

Promovido pel´O Corvo e a Raposa Associação Cultural, o concerto é apoiado pelo PAACA – Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

A entrada é gratuita, mas com reserva obrigatória de lugar através de [email protected].

No dia em que se cumprem os 563 anos da morte do Infante Dom Henriquecelebrar-se-á, às 10h30, uma Missa de Sufrágio pela sua alma, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Vila de Sagres. Seguir-se-á, às 11h30, a deposição de uma coroa de flores junto à sua estátua, na mesma localidade, por parte do Município de Vila do Bispo.

Também no dia 13 de Novembro, a DRCAlg promove duas visitas acompanhadas ao Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, às 14h30 e às 16h00. Estas visitas são gratuitas e sujeitas a inscrição prévia (limite de 15 pessoas por grupo) através do email: [email protected].

O encerramento do programa que invoca a memória do Infante D. Henrique acontece no dia 19 de Novembro, às 15h30, com o “Concerto e Performance: 2×1+X Concerto de Música Erudita e Performance de Pintura”, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Este espetáculo insere-se no Projeto ELA, Ensemble Livre do Algarve, coletivo artístico feminino juvenil e tem como intérpretes as artistas Carina Candeias (guitarra), Rita Coelho (piano) e Luana Fernandes (pintura). Trata-se de um concerto sinestésico, em que a música e a pintura são protagonistas.

A estrutura promotora do espetáculo é a ALMA – Associação Livre de Música e Artes e a produção é da Associação AORCA. Conta ainda com o apoio de Susana Rebelo e de Sofia Brito, na produção pela Associação AORCA.

A iniciativa tem entrada gratuita, mas com reserva obrigatória de lugar através de [email protected].

 



Comentários

pub