Comunidade escaladora tirou 500 quilos de lixo de falésia em Sagres

Ação de limpeza envolveu 35 voluntários

Associações e empresas ligadas à escalada regionais e nacionais recolheram 500 quilos de lixo numa falésia de Sagres, no sábado, dia 4.

Esta foi a primeira ação de limpeza na zona costeira de Sagres co-organizada pela Vertical – Núcleo de Escalada da ADR, Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, Clube de Escalada Vertigo, SAFE e Yupik Outdoor.

«Com a área de intervenção focada na falésia próxima do Forte do Beliche, zona de pesqueiros e acesso a alguns setores de escalada, um grupo voluntário de 35 pessoas, com idades a partir dos 3 anos, encheu 39 sacos de vidro e 55 de plástico e indiferenciado, contabilizando um total de 380 kg de vidro e 120 kg de plástico e lixo indiferenciado», segundo os promotores da ação.

Estes números «revelam que este tipo de ações são imperativas para a consciencialização ambiental coletiva e reveladoras da forma como o lixo é descartado em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), servindo de alerta para a necessidade urgente de reverter estas atitudes».

«A escalada, sendo um desporto de natureza, fomenta, através dos seus praticantes e entidades promotoras, uma consciência orgânica para a preservação da natureza, o que leva a que esta seja uma atividade desportiva que faz cumprir o princípio do desenvolvimento sustentável presente no artigo 10.º da Carta Europeia do Desporto, que refere que se deve apoiar e estimular as organizações desportivas nos seus esforços que visam a conservação da natureza e do meio ambiente», acrescentam.

Desta forma, a organização e os participantes desta ação de limpeza «esperam que a escalada possa deixar de ser uma atividade constrangida dentro do PNSACV e seja regulamentada e apoiada de forma justa e equilibrada, tal como acontece noutros parques naturais, como é exemplo o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela e mesmo o Parque Nacional Peneda-Gerês».

A ação contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, na cedência dos contentores para deposito do lixo, e da Algar, através da disponibilização dos sacos e recolha seletiva do lixo apanhado.

 

 



Comentários

pub