CIIP de Cacela ensina a criar presépios algarvios

No final, participantes levarão consigo os elementos principais do presépio tradicional do Algarve

Imagem de Arquivo

A oficina de trabalho “Cria o teu presépio algarvio”, agendada para o dia 2 de Dezembro, das 15h00 às 17h30, antiga escola primária de Santa Rita, em Cacela, vai ensinar a manter viva esta antiga tradição regional.

A iniciativa, promovida pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/Câmara de Vila Real de Santo António, é gratuita e pensada para famílias e público em geral.

Os interessados terão, ainda assim, de fazer inscrição prévia, através dos contactos 281 952 600
ou [email protected].

«No Algarve, em Dezembro, era costume armar-se o presépio e o “altarinho” de cariz popular. Nas casas, em cima da cómoda, elevado ao centro em degraus, colocava-se o menino Jesus, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos, votos de pão e de prosperidade para a família. Uma tradição muito antiga que parece remontar no Algarve pelo menos à Idade Média», descreve o CIIP de Cacela.

«Nesta Oficina cada participante vai terminar e vestir o seu menino Jesus, criar um pequeno altar e semear searinhas com trigo em latinhas de conserva, para que em casa possa montar o seu presépio Algarvio, juntando laranjas e outros frutos do Algarve», concluiu.

 

 

Comentários

pub