Algarve Premium ajudou à internacionalização de duas centenas de empresas algarvias

Projeto foi promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e pelo Turismo do Algarve

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Muito trabalho em rede entre agentes e entidades públicas, nos setores turístico e agroalimentar do Algarve, que teve resultados concretos, com a assinatura de mais de uma centena de acordos de cooperação entre empresários algarvios e prospetores internacionais, tendo em vista a internacionalização. Estas foram as «vitórias» do projeto Algarve Premium, cujas Jornadas de Encerramento decorreram no dia 25 de Outubro, nas instalações do NERA, em Loulé.

A sessão, que juntou os diferentes parceiros do projeto, serviu para dar a conhecer os resultados do Algarve Premium, cujo principal objetivo foi promover a internacionalização de empresas da região. Para isso, foram criadas três redes colaborativas, uma no setor do Agroalimentar e Mar, outra no do Turismo Náutico e uma terceira no do Turismo Cultural e Criativo.

As jornadas contaram com a presença dos parceiros do projeto, nomeadamente do Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Associação Turismo do Algarve (ATA), mas também com os que acabaram por ser protagonistas e grandes beneficiários do projeto: as empresas do Algarve.

Durante esta sessão, além de intervenções dos responsáveis pelas duas entidades promotoras do projeto, Vítor Neto (NERA) e André Gomes (Turismo do Algarve), foram apresentados os resultados do Algarve Premium nas três vertentes abordadas: Agroalimentar e Mar (Marco Vieira, NERA), Turismo Náutico (Ana Vargues, ATA) e Turismo Cultural e Criativo (Susana Miguel, RTA).

A iniciativa visou ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional dos bens e serviços da região, e sobre as melhores estratégias para dinamizar futuras iniciativas coletivas de cooperação para a internacionalização.

Quanto ao projeto em si, o Algarve Premium «aliou qualidade, tradição, identidade e inovação através de um vasto leque de atividades» e incluiu sessões de dinamização e capacitação, estudos e planos estratégicos, participação em certames especializados, press e fam trips, portfólios, vídeos promocionais, missões de reconhecimento e várias ações de prospeção internacional a Espanha, França, Suécia, Itália e Inglaterra.

Com isto, procurou-se desenvolver um programa de internacionalização de produtos de excelência nos três setores, «por forma a aumentar o seu reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional» do Algarve.

 

Marco Vieira, Ana Vargues e Susana Miguel – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

No final, e graças a um investimento de 679 mil euros, cofinanciados pela União Europeia, através do CRESC Algarve 2020, foram envolvidas quase duas centenas de empresas – 82 no Agroalimentar e Mar, as quatro marinas do Algarve e 87 empresas de Turismo Cultural e Criativo – e firmados 105 novos acordos de parceria/colaboração.

Foram ainda realizadas 42 ações de disseminação, nas quais participaram 543 pessoas.

Para Marco Vieira, diretor executivo do NERA, uma das grandes vitórias do Algarve Premium foi o trabalho em rede que foi possível realizar em cada uma das três redes colaborativas deste projeto, «no seio das quais foi possível trabalhar muito esta temática da internacionalização, definirmos estratégias de abordagem aos mercados alvo que tinham sido identificados na candidatura do projeto e articular também a melhor forma de acolher os prospetores internacionais que este projeto previa trazer cá ao Algarve em cada uma destas três redes colaborativas».

«Como muito positivo, também, destaco a quantidade de acordos de cooperação que foi possível estabelecer no âmbito do projeto, acordos esse que espelham a vontade destes prospetores internacionais e das empresas do Algarve envolvidas no projeto em continuar a falar, continuar a trabalhar e reforçar a relação comercial, que na maior parte dos casos não havia. No entanto, através deste projeto, foi possível conhecerem-se uns aos outros e iniciar uma relação comercial de futuro», acrescentou.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Também André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, realçou o trabalho em rede que foi feito, considerando que «vale a pena trabalhar em projetos de colaboração e com as entidades que estiveram envolvidas no Algarve Premium, com o objetivo de internacionalizar a marca Algarve».

«Isso é um resultado visível, principalmente no que diz respeito ao elevado número de empresas que trabalharam connosco e usufruíram dos resultados do projeto, no que diz respeito à internacionalização da marca Algarve, dos nossos produtos endógenos e do setor náutico», acrescentou.

O projeto «também foi importante ao nível do que foi a passagem da nossa cultura e das nossas tradições a quem nos visita».

«Estes projetos são já o resultado de um trabalho entre diferentes instituições, nomeadamente a RTA, o NERA e a CCDR Algarve, que colocam uma série de questões que são urgentes. O Algarve, se quer avançar, tem de ter uma perspetiva de como reforçar a sua economia e a sua competitividade, não podendo, ao mesmo tempo, deixar de se preocupar com a sustentabilidade, pois não estamos a falar de uma economia qualquer», considerou Vítor Neto, presidente do NERA.

O Algarve e as suas forças vivas têm ainda «de diversificar mais a economia e qualificar mais os quadros que trabalham nas suas empresas».

«Fico muito satisfeito, porque penso que demos um passo em frente, no sentido de um trabalho mais partilhado entre diferentes entidades. Os projetos são bons se tiverem um resultado positivo em termos de avanço da nossa economia, da sociedade e das empresas», concluiu Vítor Neto.

Nas jornadas de dia 25 de Outubro, além da apresentação dos resultados do Algarve Premium, também se falou do futuro.

«Na minha opinião, era importante que, de facto, este trabalho não fosse interrompido e que esta dinâmica que se conseguiu iniciar e consolidar ao longo da execução deste projeto tivesse uma continuidade num futuro, eu diria, muito próximo. Quanto mais próximo fosse, melhor seria», disse Marco Vieira.

No que ao projeto que terminou a 31 de Outubro diz respeito, beneficiou do financiamento do CRESC Algarve 2020, «que está praticamente na reta final da sua conclusão».  O diretor do NERA espera que possa haver oportunidades de financiamento para continuar este trabalho no Algarve 2030.

«A nossa ideia passa por  abranger outros setores de atividade. Da nossa parte, estamos disponíveis para o fazer, sempre alinhados com a RIS3, a Estratégia de Especialização Inteligente do Algarve. É importante também qualificar as nossas empresas nesta temática da internacionalização. Já muito se fez, mas ainda há muito trabalho a fazer, para ajudar as nossas empresas destes diferentes setores a melhor colocarem no estrangeiro os seus produtos, os seus serviços».

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que gere os fundos comunitários destinados à região algarvia, também participou na sessão e garantiu que o Programa Regional Algarve 2030 «vai continuar a ter dinheiro para projetos deste tipo», mas salientou que a entidade gestora terá «de ver muito bem como essas verbas são geridas».

O Algarve Premium é um projeto promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

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