Versão em inglês do livro que conta «história com muitos milhões de anos» do Algarve é lançada hoje

Presidente da Câmara de Albufeira sublinha: “esta nova edição ajuda a internacionalizar o conhecimento a nível científico e turístico sobre o Planalto do Escarpão”

Amonite – Foto: Sónia Oliveira

Uma versão online em inglês do livro “Uma história com muitos milhões de anos – do oceano Thetys ao barrocal do Algarve” é lançada esta sexta-feira, 6 de Outubro, Dia Internacional da Geodiversidade, numa iniciativa da Câmara de Albufeira e do aspirante Geoparque Algarvensis.

Originalmente escrito em português e lançado em 2022, aquando das Comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, o livro “A History with many millions of years – From the Thetys Ocean to the Barrocal of the Algarve” ganha agora uma nova dimensão ao ser editado em língua inglesa, “uma vez que contribuiu para internacionalizar o conhecimento sobre o Planalto do Escarpão como lugar de geodiversidade e ciência”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

O livro conta a história geológica do Planalto do Escarpão – uma parte do território do aspirante Algarvensis – Loulé, Silves e Albufeira.

“Trata-se de um dos 10 geossítios a integrarem a candidatura do aspirante a Geoparque Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, que põe a descoberto a história geológica da bacia do Algarve nascida há milhões de anos no Oceano Thetys, um fenómeno geológico de extrema importância em termos científicos, arqueológicos, turísticos e do desenvolvimento sustentável de populações envelhecidas do interior do território algarvio”, afirma José Carlos Rolo.

“O geoturismo é uma atividade de enorme potencialidade, dando destaque à interpretação da paisagem, história, saberes, tradições, cultura e património edificado, o que ajuda a fixar as populações e apoiar a economia local”, reforçou o autarca.

 

 

O livro foi escrito e ilustrado por Delmina Moura e Sónia Oliveira, investigadoras do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e contou com a colaboração na pesquisa de campo de Luís Pereira, coordenador no Município de Albufeira pela candidatura do território Algarvensis a Geoparque Mundial da UNESCO.

Foram revisores científicos Cristina Veiga-Pires, coordenadora científica do aspirante a Geoparque Algarvensis, e Nuno Pimentel, coordenador científico do aspiring Geoparque Oeste, que também escreveu o prefácio.

Deste trabalho, resultou a implementação de um percurso pedestre neste geossítio, o PR4 ABF – Planalto do Escarpão, que permite a quem o realiza recuar no tempo cerca de 161 milhões de anos, e mergulhar verdadeiramente num mar tropical do tempo dos dinossauros, dando corpo a um projeto muito mais vasto de interpretação do património geológico do território.

O Dia Internacional da Geodiversidade foi instituído em 2021 pela UNESCO, com o objetivo de alertar a sociedade para o papel que a geodiversidade desempenha para assegurar o bem-estar e a prosperidade dos seres humanos e os cuidados necessários para a preservação da biodiversidade.

Neste ano de 2023, as comemorações celebram-se sob o lema “Geodiversidade é para todos – Todos estamos relacionados com a Geodiversidade”, uma forma de chamar a atenção para o que está à nossa volta, afeta a vida de todas as pessoas em todas as latitudes do mundo.

O livro está disponível em inglês e português nos seguintes repositórios: em inglês – Algarvensis Geopark website e Ualg Sapientia; e em português – Website Geoparque Algarvensis e Ualg Sapientia.

 

 



Comentários

pub