Quem quer ajudar a contar a história do salva-vidas de Alvor através do teatro?

Pessoas das três freguesias do concelho que desejem «mergulhar na criação de um espetáculo único e irrepetível» devem inscrever-se até 26 de Outubro

Recolha de imagens e testemunhos junto da comunidade local

O espetáculo de teatro “Ao sabor da sorte e do destino”, que vai contar a história do salva-vidas de Alvor, quer contar com a participação de gente da vila e do resto do concelho de Portimão.

Assim, está aberto o convite a quem deseje participar neste «inovador projeto teatral», que assinalará a inauguração do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, um projeto do Museu de Portimão.

O convite é extensivo a todas as pessoas maiores de 12 anos, que queiram integrar o espetáculo de teatro “Ao sabor da sorte e do destino”, sobre as memórias da emblemática embarcação.

Com direção artística de Raquel Belchior e produção da Ordem do O – Associação Cultural, o projeto será apresentado a 27 de Outubro no Centro Comunitário de Alvor, em encontro marcado para as 19h00.

 

Abrigo do salva-vidas, após obras – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

O futuro espetáculo teatral visa «contar um pouco a história do salva-vidas de Alvor e a sua forte relação simbólica com a comunidade piscatória desta típica vila do concelho de Portimão».

As pessoas das três freguesias do concelho que desejem «mergulhar na criação de um espetáculo único e irrepetível» devem inscrever-se até 26 de Outubro, clicando aqui.

A partir de dia 28, os participantes terão várias sessões de formação específica em técnicas e ferramentas teatrais (movimento, voz, construção de personagem, dramaturgia, etc.), as quais decorrerão às sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h30 às 17h00.

A iniciativa é promovida pelo Município de Portimão através do Museu, em colaboração com o Centro Comunitário de Alvor e a Junta de Freguesia de Alvor.

 


Reabilitar a memória coletiva de Alvor – O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor resulta de um projeto da responsabilidade do Museu de Portimão, visando criar um núcleo museológico dedicado à história do salva-vidas em íntima relação com a comunidade piscatória local, as suas vivências e saberes.

Para o efeito, está em fase final a reabilitação da Estação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), obra orçada em 312 mil euros e que contou com o apoio do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

Um dos principais pontos de interesse do futuro centro interpretativo, que constituirá um forte ponto de atração turística também na época baixa, vai ser o antigo salva-vidas ’Alvor’, de grande importância para os pescadores da terra desde que entrou em funcionamento no ano de 1933, tendo beneficiado recentemente de profunda recuperação, por iniciativa do Município de Portimão.

 

O antigo salva-vidas na procissão da Nossa Senhora da Boa Viagem

 

 

 



Comentários

pub