Ponte Internacional de Alcoutim já tem projeto de execução e avaliação ambiental

Câmara de Alcoutim conta lançar concurso para a empreitada ainda este ano

A ponte internacional que vai ligar Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana já tem projeto de execução concluído e revisto, bem como um Estudo de Impacte Ambiental pronto, e espera apenas a luz verde das autoridades do ambiente dos dois lados da fronteira para poder lançar um concurso público para execução da empreitada, algo que Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, conta poder fazer «até final do ano».

A autarquia, dona da obra, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que está a dar apoio técnico ao município alcoutenejo neste projeto, realizaram uma reunião online com a Junta de Andaluzia, o município de Sanlúcar de Guadiana, a Cônsul de Portugal em Sevilha, «com o objetivo de coordenar os passos seguintes para a obtenção de uma declaração ambiental favorável por parte das autoridades do Reino de Espanha e da Junta de Andaluzia».

Em declarações ao Sul Informação, Osvaldo Gonçalves explicou que, sendo esta uma obra nas duas margens, o estudo feito pela entidade promotora, neste caso, a Câmara de Alcoutim, «dispensa que seja feito um estudo do outro lado».

Isso não impede que as autoridades espanholas se tenham de pronunciar sobre a avaliação ambiental que foi feita.

«No nosso apertado cronograma, estava previsto que a entrega do projeto de execução revisto e do EIA às autoridades espanholas aconteceria em Outubro de 2023, o que foi cumprido».

 

Osvaldo Gonçalves – Foto: Flávio Costa | Sulinformação

 

Desta forma, o projeto, que vai ser financiado, na íntegra, por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – e, como tal, terá de estar concluído até 2026 -, está «dentro do prazo».

«Conto lançar o concurso público para a empreitada ainda este ano, pois a obra terá de começar em 2024», disse Osvaldo Gonçalves.

Para construir esta ponte, o Município de Alcoutim conta com uma verba de 14,6 milhões de euros, um valor revisto em relação à dotação inicial, que era de 9 milhões de euros.

Este investimento público será concretizado pelo Município de Alcoutim, contando com a intermediação e colaboração técnica da CCDR Algarve, na ligação à Estrutura de Missão Recuperar Portugal e com as diversas autoridades espanholas e andaluzas.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub