PRR tem mais verbas para a ponte de Alcoutim e a eficiência hídrica do Algarve

Plano de Recuperação e Resiliência foi reprogramado garantindo mais dinheiro para o Algarve

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) passou a ter mais verbas para a construção da ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (na vizinha Andaluzia) e para o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, na sequência da reprogramação deste instrumento de financiamento, que foi publicada em Diário da República na terça-feira, dia 8 de Agosto.

No caso da ponte internacional de Alcoutim, projeto para o qual estavam originalmente alocados 9 milhões de euros, há agora uma verba total de quase 13,5 milhões de euros (13.450.000) para levar a obra a bom porto.

Já para realizar as intervenções previstas na submedida 2 do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (reduzir perdas de água e aumentar a eficiência no setor agrícola), passaram a estar disponíveis 21 milhões de euros, quando antes estavam alocados 17 milhões.

Esta reprogramação das verbas da “bazuca” europeia, criada para responder aos efeitos adversos da pandemia e para tornar a economia dos países da União Europeia mais resilientes a crises, também acontece noutras áreas, com influência para o Algarve.

É o caso do aumento das verbas destinadas aos cuidados de saúde primários, que sobem de cerca de 466 milhões para 578 milhões.

Parte destes mais de cem milhões de euros de aumento, apurou o Sul Informação, serão alocados ao Algarve, região para a qual já estavam antes destinados perto de 50 milhões de euros desta linha de financiamento.

Também houve um reforço substancial da verba alocada ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que tem permitido financiar várias soluções de habitação encontradas por municípios de todo o país, incluindo os do Algarve.

No que toca à região algarvia, no dia 30 de Junho, as Estratégias Locais de Habitação dos 16 municípios do Algarve previam, no seu conjunto, um total de 360 milhões de euros.

Entretanto, Faro reviu a sua estratégia, o que fará aumentar de forma significativa esta verba.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub