“Operação Montanha Verde” volta a plantar árvores no Algarve

Iniciativa é do Zoomarine

A “Operação Montanha Verde” do Zoomarine vai regressar ao terreno e promover a plantação de milhares de árvores, nos dias 25 e 27 de Novembro.

A ação ecológica é aberta a todos os interessados e decorrerá em articulação com o Congresso Nacional de Ecologia. A «grande maioria» das árvores serão plantadas na Universidade do Algarve, ao abrigo de «uma parceira técnica e científica de longa data entre ambas as entidades», segundo o Zoomarine.

Iniciada em 2016, pelo Zoomarine, a “Operação Montanha Verde” já ofereceu mais de 126 mil árvores a várias entidades públicas da região algarvia, incluindo Câmaras Municipais, Universidade do Algarve, Escolas e cooperativas de agricultores,  das quais 79 mil já foram plantadas, em 25 áreas, com o auxílio de 8230 voluntários.

«A escolha das espécies e respetivas quantidades depende sempre de cada parceiro. Paralelamente, o Zoomarine assegura a compra e entrega dos espécimes escolhidos, um seguro para os voluntários, os instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, baldes), alguma fruta e bebidas», segundo o parque temático de Albufeira.

A iniciativa também envolve a ALGAR, que voltará a produzir e oferecer o composto NutriVerde, «que ajudará na fase inicial de crescimento das plantas (é um composto orgânico que resulta do tratamento e compostagem dos resíduos verdes provenientes de atividades da região do Algarve (jardinagem e agricultura), estando certificado como fator de produção em agricultura biológica)».

Os interessados em ajudar a plantar estas árvores deverão inscrever-se online. Quem quiser ir para o terreno no dia 25 de Novembro, um sábado, deve seguir este link. As inscrições para a atividade de dia 27, segunda-feira, devem ser feitas aqui.

As inscrições são gratuitas e destinam-se a grupos de estudantes (idealmente, com 10 ou mais anos de idade), docentes, famílias, grupos empresariais, Escoteiros e Escutas, e, claro, a quem acredita na proteção e reforço dos nossos ecossistemas. A inscrição prévia permitirá gerir o número de instrumentos necessários e garantir os seguros e certificados (digitais) de presença de cada participante (para quem o desejar e solicitar).

Os terrenos no campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário apenas se pedirá, «além de roupa confortável e calçado adequado, algum tempo (30 a 120 minutos) e um muito ligeiro esforço físico». As plantações decorrerão entre as 9h00 e as 12h00, em ambos os dias.

 

 



Comentários

pub