Nova Escola de Sagres volta à fortaleza sob o mote dos “Patrimónios Desconfortáveis”

O projeto Nova Escola de Sagres reunirá, na Fortaleza de Sagres, diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual

A sétima edição do projeto “Nova Escola de Sagres” vai decorrer na Fortaleza de Sagres, nos dias 24 e 25 de Outubro, numa organização do Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve.

Este evento decorre, em ambiente de Festival, e propõe aos participantes várias atividades, como a construção de uma Caravela Modular com 10 metros de comprimento, Oficinas de Programação e Robótica, exploração de coleções que revelam a bio e geodiversidade de vários ambientes e ecossistemas.

Serão ainda desvendados mapas e instrumentos de navegação, bem como se irá refletir sobre “Patrimónios Desconfortáveis”, onde o tema da escravatura e da cor da pele deve ser abordado e repensado, desta vez com recurso às ferramentas de Inteligência Artificial, também este um assunto desconfortável da atualidade.

 

 

O projeto Nova Escola de Sagres reunirá, na Fortaleza de Sagres, diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as Artes de Navegar, a História e o Conhecimento.

«Nesta edição, cujo tema é “Patrimónios Desconfortáveis”, abordamos o conhecimento com um olhar atento, à luz da ciência, para as “histórias” por detrás do que é hoje considerado patrimónios (des)confortáveis, numa perspetiva de aprender com a história do passado, e encarar o futuro com o respeito por todos, lado a lado com o conhecimento», salienta o CCV Lagos.

Neste evento será dinamizado um conjunto de atividades práticas de cariz científico e tecnológico, adequadas aos alunos do 1º ao 3º ciclo (com adaptação dos conteúdos ao nível de ensino), que sejam um fio condutor de uma narrativa dos acontecimentos históricos, referente ao tempo da escravatura desde a época dos
descobrimentos, onde a cor da pele e questões culturais são ainda fatores de desconfortáveis.

 

 

Em cada atividade, serão abordadas noções que remetem para passagens e momentos da história em que a escravatura era uma realidade aceite socialmente, e, ao longo do percurso na visita à fortaleza, as atividades vão abordando conceitos e valores que devem ser vistos como património mundial, mas sem esquecer os percursos e as realidades que os envolvem.

Os participantes experimentarão construir uma Caravela modular de 10 metros de comprimento, manusear instrumentos de navegação, ler mapas e cartas, utilizar relógios de sol, examinar coleções, explorar vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D, aprender um pouco de robótica e programação em ambiente de oficinas, entre muitas outras descobertas.

O evento é dirigido para o público escolar nos dias 24 e 25 de outubro, estando aberto a inscrições. As atividades irão decorrer das 10h00 às 17h30.

As famílias que desejem participar podem fazê-lo mediante inscrição.

 

 

A existência da Escola de Sagres constitui um dos maiores mitos da História de Portugal. Pensa-se que a correta interpretação do termo Escola de Sagres, implementada pelo Infante D. Henrique, estaria associada a um local de reunião de conhecedores da arte de marear e detentores do saber científico e tecnológico para, em conjunto, desenvolverem métodos inovadores de navegação, elaboração e produção de cartas de navegação e construção de embarcações para a descoberta de novas terras e rotas comerciais.



Comentários

pub