Mais um passo na candidatura do Vinho de Talha ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Consulta pública está a decorrer

Foto: CM Vidigueira

A proposta de inscrição da produção do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) está agora na fase de consulta pública, anunciou a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

O processo de Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da “Produção de Vinho de Talha” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está a decorrer pelo período de 30 dias a partir da data de publicação do anúncio, no passado dia 11 de outubro.

Os elementos constantes do processo de inventariação da «Produção de Vinho de Talha» estão disponíveis para consulta online através do sistema MatrizPCI, clicando aqui, sistema de informação de suporte àquele Inventário Nacional do PCI.

A decisão sobre o pedido de inventariação da “Produção de Vinho de Talha” ocorre no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.

Dinamizada pelo Município de Vidigueira com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, a proposta foi elaborada no âmbito de um protocolo celebrado entre um conjunto alargado de municípios, a DRCAlentejo e de várias entidades da região, o que estende a todo o Alentejo o âmbito desta inscrição.

A tradição de produzir vinho em talhas de barro é uma prática antiga que foi introduzida no nosso território através dos romanos.

Esta técnica continuou a ser utilizada no Alentejo e conforme referido por Ferreira Lapa, conceituado agrónomo do século XIX, que percorreu o território em 1866 visitando os principais centros vinícolas: “É adoptado (…) em todo o Alentejo, o uso das talhas de barro, não só para as operações de vinagem, senão também para guarda e conserva dos vinhos depois de feitos”. Quase um século mais tarde, Orlando Ribeiro, em 1961, escrevia que “Em relação aos utensílios de cerâmica (…) a originalidade do Alentejo consiste em ter conservado, de uma herança mediterrânica, o vasilhame para líquidos, principalmente para vinho (…) As vasilhas chamam-se talhas ou potes”.

Apesar de ter diminuído no século XX, a técnica de produção do vinho de talha voltou a ser progressivamente retomada, facto ao qual não é alheia a preparação da inscrição do fabrico deste vinho no INPCI.

Integram o protocolo as seguintes entidades da região Alentejo: Municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Beja, Borba, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Viana do Alentejo, Vidigueira, Redondo e Santiago do Cacém; CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Turismo do Alentejo, Vitifrades – Associação de Desenvolvimento Local.

 

Foto: CM Vidigueira

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub