Loulé recebe encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no contexto ibero-americano

A 5ª edição do Encontro realiza-se nos dias 27 e 28 de Outubro

Loulé vai receber, nos dias 27 e 28 de Outubro, a 5ª edição do Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no contexto ibero-americano.

«Na origem deste encontro científico esteve a vontade de interpretar e divulgar a relevância dos processos de obras particulares, existentes nos arquivos e Serviços de Urbanismo municipais, para o desenvolvimento da investigação na área da Arquitetura e da Ciência da Informação», explica a autarquia.

A Câmara de Loulé explica ainda que «este objetivo geral inicial foi alargado ao longo das edições seguintes, com a finalidade de enriquecer a reflexão e a produção de conhecimento, no âmbito ibero-americano, afirmando-se na atualidade como um espaço de debate, entre arquitetos, investigadores de arquitetura e arquivistas dos meios académicos e municipais e distritais, na procura de pontes entre o trabalho desenvolvido no mundo da arquitetura e dos arquivos, de que modo é que estes se completam e são indissociáveis, mas também de que modo é possível potenciar esse trabalho colaborativo».

O primeiro dia do evento acontece no Palácio Gama Lobo, das 9h00 às 17h00, e arranca com uma conferência de abertura sobre a preservação da identidade sociocultural da comunidade de Loulé.

Seguem-se quatro painéis distribuídos pelas temáticas: “Arquitetura, arquivos e culturas visuais”, “Os Arquivos particulares de arquitetos nos municípios portugueses”, “Arquitetura, arquivos e viagens do olhar” e “Os arquivos de arquitetura no Brasil”.

Já no sábado, 28, o programa será preenchido com visitas guiadas a três espaços que são bons exemplos de trabalhos de reabilitação levados a cabo pelo Município de Loulé e, nessa medida, já foram distinguidos com prémios de arquitetura.

Às 9h30, Luís Guerreiro, arquiteto da autarquia, autor do projeto de requalificação do Palácio Gama Lobo, guia os participantes pelo interior deste edifício.

Depois é a vez de Victor Mestre e Sofia Aleixo explicarem in loco as intervenções no Solar da Música Nova (11h00) e os Banhos Islâmicos (14h30).

Com coordenação científica de Paula André e Paulo Batista, o 5º Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no contexto Ibero-Americano é coorganizado pelo Município de Loulé/Arquivo Municipal de Loulé, pelo CIDEHUS.UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e pelo DINÂMIA’CET- ISCTE – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

 



Comentários

pub