Lagoa vai receber o Campeonato da Europa de Corta-Mato em 2025

Candidatura conjunta do Município de Lagoa e da Federação Portuguesa de Atletismo

Lagoa vai receber o 31º Campeonato da Europa de Corta-Mato, em dezembro de 2025. O país e município organizadores foram ontem anunciados, logo pela manhã, na capital da Lituânia, Vílnius.

Depois de um processo longo, da candidatura formalizada pelo Município de Lagoa e Federação Portuguesa de Atletismo, e de várias visitas ao território do concelho, a escolha da European Athletics recaiu sobre Portugal e, mais concretamente, sobre Lagoa, demonstrando total confiança nesta candidatura.

Desta forma, Portugal receberá pela quarta vez o Campeonato da Europa de Corta-Mato.

Lagoa é, mais uma vez, escolhida para receber uma grande prova desportiva, desta feita a nível europeu, tendo sido reconhecido a capacidade para receber e organizar grandes eventos, bem como as condições que o território dispõe para a prática desportiva e para acolher milhares de visitantes, sejam das comitivas dos vários países participantes, familiares dos atletas, comunicação social ou apaixonados pela modalidade.

O Município de Lagoa e a Federação Portuguesa de Atletismo tinham apresentado a sua candidatura no dia 9 de dezembro de 2022, em Turim, Itália, à European Athletics, para acolherem a 31ª edição do Campeonato da Europa de Corta-Mato, «havendo uma enorme expectativa que a prova pudesse vir para Portugal e para Lagoa».

«Esta será uma grande oportunidade de Lagoa dotar o concelho de infraestruturas que permitam a prática da modalidade e de infraestruturas de apoio às provas, quer sejam elas nacionais ou internacionais», esclarece a Câmara lagoense. «Este é um processo que já está a decorrer e em breve iniciar-se-ão as obras necessárias à realização do Campeonato da Europa de Corta-Mato», acrescenta.

«É um motivo de enorme satisfação. Há muito que ambicionávamos organizar uma prova com a dimensão destes Europeus de Corta-Mato. Será com certeza um grande desafio, mas Lagoa estará à altura», assegurou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

 



Comentários

pub