Jornalistas do Sul Informação já receberam prémio “Analisar a pobreza na Imprensa”

Pedro Lemos e Nuno Costa foram distinguidos pela reportagem “Jovens ciganos de VRSA constroem futuro com a ajuda de um luthier”

O jornalista Pedro Lemos e o fotojornalista Nuno Costa, do Sul Informação, foram hoje galardoados com o 1º lugar do Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, na categoria de Imprensa Regional, numa cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

Os elementos da equipa do Sul Informação foram distinguidos pela reportagem “Jovens ciganos de VRSA constroem futuro com a ajuda de um luthier”, publicada a 19 de Abril de 2022.

Este galardão é atribuído pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza «a trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações negativas sobre estas matérias», segundo a Organização Não-Governamental que concede a distinção.

Os trabalhos jornalísticos propostos a concurso foram selecionados e analisados pelas pessoas que constituem os 19 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito assim como a Região Autónoma da Madeira – e, finalmente, selecionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam.

De um total de 39 trabalhos jornalísticos (20 nacionais e 19 regionais), foram escolhidos seis, três em cada uma das categorias: Imprensa Nacional e Imprensa Regional.

Nesta última categoria, além do trabalho de Pedro Lemos e Nuno Costa, o 1º classificado, foram premiadas as reportagens “Ser cigano é ser alegre, revolucionário e não ter medo de enfrentar a vida”, da jornalista Mariana Pombo , publicada no Jornal O Setubalense (2º prémio), e “Amarante: “Ponha-se no nosso lugar” quer sensibilizar para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência”, pela jornalista Ana Regina Ramos, no Jornal A Verdade (3º prémio).

Na categoria Imprensa Nacional, o 1º prémio foi para Margarida Vaqueiro Lopes, Marta Marques Silva, Nuno Aguiar e Rui Barroso, da revista Visão, pelo trabalho “Preços a subir: Carteira dos portugueses sob ataque cerrado, o 2º foi atribuído à jornalista Natália Faria e ao fotojornalista Paulo Pimenta pelo trabalho “Portugal é o 8.º pior na lista de países com maior risco de pobreza ou exclusão social”, no Jornal Público, e o 3º foi para a jornalista Vera Lúcia Arreigoso e e para a fotojornalista Ana Baião, pelo trabalho “‘Doentes’ vão às urgências para comer”

Em ambas as categorias – nacional e regional – os galardoados receberam um prémio juntamente com um certificado.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub