Faro aumenta verba para a 4ª edição do Orçamento Participativo

Primeiras iniciativas do OP Faro 2023/24 começam já a 14 de Outubro

A Câmara de Faro vai dar início a mais uma edição do Orçamento Participativo e para esta 4ª edição a verba alocada será maior. 

Para 2023/24 o Orçamento Participativo de Faro conta com uma investimento de 250 mil euros no total, dos quais  240 mil são para o OP Faro e 10 mil para o OP Faro-Escolas (em desenvolvimento pelos agrupamentos de escolas com os alunos do 3.º ciclo e secundário).

Assim, no OP Faro o custo global de cada proposta apresentada também aumentou e poderá ser igual ou inferior a 40 mil euros (mais 10 mil do que no ano passado).

Podem apresentar propostas todos os cidadãos com idade superior ou igual a 18 anos, recenseados em Faro ou que, comprovadamente, residam, trabalhem ou estudem no concelho.

São vencedores os projetos mais votados pelos cidadãos até esgotar a verba, sendo que cada freguesia/união de freguesias terá sempre, pelo menos, um projeto vencedor.

Na primeira fase, a decorrer entre 14 de Outubro e 25 de Novembro, o Município irá realizar 11 Encontros Participativos nas diversas freguesias/uniões de freguesias do concelho, de acesso livre a todos os interessados, onde os munícipes poderão de viva voz apresentar as suas propostas de melhoria para o Concelho (calendarização
disponibilizada em breve).

Entre 26 de Novembro e 26 de Dezembro, será a vez da participação digital, através do portal do OP Faro e cada participante poderá apresentar uma proposta.

Depois do período de apresentação de propostas, e análise técnica, teremos a votação durante todo o mês de Março de 2024 e cada participante poderá votar em dois projetos.

Em Abril de 2024 serão anunciados os projetos vencedores, cuja execução decorrerá por um período máximo de dois anos.

Em nota, a Câmara de Faro recorda que desde 1ª edição já foi alocada uma verba total de 555.369,87 euros, e concluídos 6 dos 18 projetos vencedores no OP Faro.

O OP Faro Escolas teve a adesão de todos os agrupamentos de escolas e foram aprovados projetos nas nove escolas do concelho (3º ciclo e secundário).

 

 

 



Comentários

pub