Escola Profissional de Alte promove Cursos de Português Língua de Acolhimento

Nas aldeias de Alte e de Boliqueime

A Escola Profissional de Alte está a promover cursos de Português Língua de Acolhimento nas aldeias de Alte e de Boliqueime.

Os cursos são desenvolvidos em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro (IEFP), a Câmara de Loulé, as Juntas de Freguesia de Alte e de Boliqueime e a empresa Fonte do Conde – Farming & Events.

A ideia é «criar uma oportunidade para que cidadãos estrangeiros conheçam a língua e os costumes portugueses, dois elementos facilitadores para a sua integração nas comunidades onde residem, assim como para a sua integração profissional, social e cívica na sociedade portuguesa», explica a Escola Profissional de Alte.

Nos anos de 2022 e 2023 a parceria promoveu três Cursos de nível A1+A2 de proficiência em Língua Portuguesa (Utilizador Elementar) de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), que foram frequentados por um total de 34 formandos de 14 nacionalidades: Bélgica, Egipto, França, Índia, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Marrocos, Polónia, Nepal, Bangladesh, Irlanda, Equador e Venezuela.

Ao longo dos dois anos proporcionou-se aos cidadãos estrangeiros a aprendizagem da língua do país que os acolheu, promoveu-se a comunicação intercultural e a troca de conhecimento sobre os valores, as crenças, a história e a cultura do nosso país e dos seus países.

 

 

De acordo com a Escola Profissional de Alte, muitos dos cidadãos que concluíram aqueles cursos manifestaram interesse em dar continuidade ao processo de aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesa, pelo que, com outros que a eles se associaram, iniciaram agora o nível B1+B2 – Utilizador Independente.

Os cursos, com uma duração de 150 horas, estão a decorrer na aldeia de Alte, nas instalações da Escola Profissional Cândido Guerreiro, e na aldeia de Boliqueime, em instalações da Junta de Freguesia, e são frequentados por um total de 27 adultos estrangeiros, de nove nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Bélgica, Egipto, França, Nepal, Polónia, Ucrânia e Reino Unido.

No ano de 2024, a parceria prevê iniciar mais Cursos de nível A1+A2 naquelas aldeias, tendo até esta data recebido 28 pré-inscrições.

Os interessados em frequentar os Cursos devem contactar a EPA – Escola Profissional de Alte CIPRL, através de correio eletrónico: [email protected].

 

 

 



Comentários

pub