Contos e a arte das palavras marcam encontro na Biblioteca de Lagos

Em Novembro

Contos e a arte da palavra vão marcar encontro na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, de Lagos, que vai celebrar o seu aniversário com mais uma edição do Palavras Mágicas, de 1 a 11 de Novembro.

O evento contará com «noites de narração, sessões de contos e espetáculos para crianças e uma ação de formação, alargando a oferta cultural às escolas e lares do concelho», segundo a Câmara de Lagos.

“Nem a Poesia Morre, Nem a Gente Janta” é o espetáculo que vai lançar o Palavras Mágicas, no dia 1 de Novembro, às 21h30. Esta atividade é promovida pelo coletivo RIR (Rui Spranger, Isaque Ferreira e Renato Filipe Cardoso), que vão apresentar um novo espetáculo de stand-up poetry, «percorrendo, numa viagem fantasmagórica, poemas e textos de autores que nem morrem nem saem de cima».

O ator Marcantonio Del Carlo será o protagonista do espetáculo de contos tradicionais “Era Uma Vez…Ou Duas e Três” (3 de novembro, 21h30) e de uma “Ação de Formação de Técnicas de Expressão/Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz” (4 de novembro, 10h00).

O programa conta ainda com os contos de Sole Felloza e Miguel Gouveia, que apresentam “Preciosa Palavra” no dia 4, às 21h30, e de Matia Losego e Antonella Gilardi, que dirão “Contos entre Vales e Montes” no 10 de Novembro, à mesma hora.

Para fechar estes dias de narração, Gil Dionísio vai animar o público com o espetáculo “Contos e Lenga Lendas”, «num cruzamento entre a música e a intimidade da arte de contar histórias».

O público escolar será outro dos focos das atividades. No caso das que têm lugar na Biblioteca, as sessões são abertas ao público em geral até ao limite de lotação da sala, «destacando-se “7 Vidas”, pelo Som do Algodão (dia 2), “Flores de Livro”, com Cláudia Sousa (dia 3), “Kamishibai Ambulante: Momoko, Uma Estória-Viagem ao Oriente”, por Susana Quaresma e Tânia Cardoso (dia 6), “Trapos com Histórias Musicais”, com Saphir Cristal e Celso Miguel (dia 8), “Estórias Brincásticas”, com Pedro O Brincador de Estórias (dia 9) e “O Caçador”, por João Costa (dia 10)».

Fora de portas, a Biblioteca irá também às escolas do concelho com as iniciativas “Flores de Livro”, “Histórias de Areia: O Gato e o Corvo”, com Pilar Puyana e Fernando Guerreiro, “Trupe de Histórias: Figos”, com Isabel Legoinha e Mara Maravilha, “Estórias Brincásticas” e “Trapos com Histórias Musicais”. Para os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos estão reservadas sessões de “Contos e Lenga Lendas” com Gil Dionísio.

Todas as atividades são de acesso gratuito.

 

 



Comentários

pub