Cinco meios aéreos combatem incêndio em mato e floresta em Aljezur

Numa fase inicial, foi preciso fazer a defesa de algumas habitações

Um incêndio «de grande intensidade», que está a lavra desde cerca das 16h30 deste domingo na freguesia de Bordeira, no Concelho de Aljezur, está a ser combatido por cinco meio aéreos e centena e meia de operacionais.

Neste momento, revelou ao Sul Informação o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) de Faro, não há quaisquer casas na linha de progressão do incêndio, apesar de, «numa fase inicial do incêndio, ter sido necessário fazer a proteção de algumas habitações, o que foi conseguido com sucesso».

As chamas lavram agora numa zona «de mato e algum povoamento florestal de difícil acesso, de vales encaixados».

A boa notícia é que o vento está a empurrar o fogo em direção ao mar, «não havendo nenhuma edificação no caminho previsível do fogo. Os operacionais do terreno estão a flanquear o incêndio, de modo a não o deixar progredir lateralmente».

Por «precaução», a proteção civil ordenou «a evacuação da Praia de Vale Figueira, para que, caso as chamas cheguem lá, não haja lá ninguém».

No entanto, a esperança é que as chamas sejam dominadas antes disso.

Além dos cinco meios aéreos – «uma aeronave de comando, um helicóptero ligeiro, um helicóptero pesado Kamov e dois aviões ligeiros Fireboss» -, os 151 operacionais no terreno estão a ser apoiados por 43 viaturas.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub