Ciclo de sessões “Educar para um melhor futuro” marca ano letivo em Portimão

Primeira iniciativa está marcada para o dia 13 de Outubro

O Município de Portimão dinamiza ao longo do ano letivo 2023/2024 um ciclo de sessões de carácter interventivo e preventivo sob o lema “Educar para um melhor futuro”, que têm participação gratuita e visam facultar ferramentas de intervenção aos pais e encarregados de educação das crianças e jovens do pré-escolar ao 3º ciclo, bem como aos técnicos especializados e docentes, através do debate de estratégias, práticas positivas e esclarecimento de dúvidas.

A primeira sessão deste ciclo, cujo objetivo é promover o bem-estar e o sucesso educativo das crianças e jovens, está marcada para o dia 13 de Outubro, a partir das 17h30, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. A oradora será a psicóloga clínica Carla Fernandes, vogal da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para abordar o tema “A ansiedade na infância e na adolescência”.

Aos pais/encarregados de educação, técnicos e docentes a que se destina esta sessão, a especialista esclarecerá como diferenciar a ansiedade normal da ansiedade patológica, ensinando estratégias e orientações que auxiliem as crianças e os jovens a enfrentarem este problema.

Carla Fernandes tem mestrado em Psicologia na vertente de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes, além de uma pós-graduada na área da infância e da juventude.

Em 2019, criou o Projeto SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência em Olhão e atualmente coordena o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Quarteira.

Segue-se, a partir das 17h30, do dia 25 de Outubro, a sessão “Crescer Seguro – Superproteção ou Autonomia”, que também decorrerá na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e onde marcarão presença Marta Inácio e Clara Freitas, psicólogas clínicas do GASMI – Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil, para falarem com pais e encarregados de educação de crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo.

As oradoras irão propor aos presentes uma reflexão sobre a importância da autonomia no processo de desenvolvimento da criança, sem esquecer o papel estratégico dos pais a este nível.

Maria Clara Freitas, psicóloga clínica e da saúde e terapeuta familiar, exerce funções no Centro de Saúde de Portimão desde 2006, sendo desde 2014 coordenadora da equipa GASMI Portimão/Monchique. Trabalha fundamentalmente com população infantojuvenil e suas famílias.

Quanto à psicóloga clínica e da saúde Marta Inácio, exerce funções no Centro de Saúde de Portimão desde 2005, tendo atualmente a seu cargo a coordenação da equipa GASMI Portimão/Monchique, enquanto exerce atividade clínica com crianças e jovens em diversos projetos de saúde, nomeadamente na área da intervenção precoce.

O ciclo “Educar para um melhor futuro” prosseguirá em Novembro com sessões agendadas para os dias 16 (“Como desenvolver a linguagem na infância”, com a participação das terapeutas da fala Ana Alberto, Patrícia Coelho e Sara Teixeira) e 29 (“Lanches saudáveis: sugestões práticas” com a nutricionista Débora Ganda).

Sempre com participação gratuita, o ciclo será retomado em Janeiro de 2024 e prosseguirá até final do ano letivo, abordando outros temas.

As inscrições para as ações marcadas para este mês de Outubro podem ser feitas desde já e até à véspera de cada sessão, através deste link.

 



Comentários

pub