Cacela propõe percurso “Fósseis e pedras. Viagem a um tempo longo a partir da jazida fossilífera”

Jazida fossilífera de Cacela tem reconhecido valor científico e patrimonial

l

O Percurso Passos Contados com o tema “Fósseis e pedras. Viagem a um tempo longo a partir da jazida fossilífera” vai decorrer no domingo, 15 de Outubro, tendo como guia o geólogo Hélder Pereira. O ponto de encontro será às 9h30 em Cacela Velha.

A Jazida fossilífera de Cacela, de reconhecido valor científico e patrimonial, localiza-se na extremidade nascente do Parque Natural da Ria Formosa e está sobretudo exposta nas margens da ribeira de Cacela.

Ali afloram rochas sedimentares com cerca de 10 milhões de anos, nas quais existe uma grande diversidade de fósseis, merecendo especial destaque as conchas de moluscos bivalves e gastrópodes em excelente estado de conservação.

Interpretando o passado à luz do presente, graças à identificação de fósseis de várias espécies típicas de águas quentes, sabe-se que naquela época a região de Cacela terá sido banhada por águas bem mais quentes do que as atuais, com temperaturas semelhantes às encontradas hoje em dia nas regiões tropicais.

«Muito mais do que uma simples caminhada, junte-se a nós e venha ouvir esta história», desafia o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, situado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, que promove a iniciativa.

As inscrições, que são limitadas, devem ser feitas com antecedência, deixando o nome e contacto, para o telefone 281 952600, email [email protected] ou em http://ciipcacela.wordpress.com. A inscrição custa 5 euros.

 



Comentários

pub