BoCA traz concertos e filmes a Faro esta semana

Programação decorre hoje, sábado e domingo

A 4.ª edição da BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, que, entre 2 de Setembro e até 15 de Outubro, divide a sua programação por Faro e Lisboa, prepara para esta semana a exibição de filmes e concertos na capital algarvia. 

Para esta quinta-feira, 5 de Outubro, às 21h30, está agendada a antestreia nacional de “Orlando, a minha autobiografia política”, o primeiro filme do escritor e ativista trans Paul B. Preciado, uma das vozes nos estudos de género.

O filme é exibido no Auditório IPDJ / Cineclube de Faro e depois desta exibição, que é uma carta cinematográfica dirigida a Virginia Woolf, é projetada na tela uma entrevista exclusiva a Preciado, pelo diretor artístico da BoCA John Romão.

No fim de semana, 7 e 8 de Outubro, a convite da BoCA, os Solistas da Orquestra do Algarve interpretam três obras para quarteto de cordas de «um dos mais originais pensadores musicais do século» (The New Yorker), o compositor John Luther Adams, em dois concertos acústicos, intimistas, concebidos para espaços verdes da cidade de Faro. O concerto acontece no Jardim da Alameda.

Também em Faro, no dia 7 de Outubro, há a comemoração dos 100 anos do nascimento de Mário Cesariny, com a apresentação da instalação-concerto “Corpo Visível – Cesariny em Fato de Banho”, pelos estudantes de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa e os alunos e alunas do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, sob coordenação artística da dramaturga, atriz e encenadora Keli Freitas, no claustro do Museu Municipal de Faro,  e a exibição do documentário “Arrependidos / Regretters”, de Marcus Lindeen, na Fábrica da Cerveja.

Com direção artística de John Romão, a BoCA conta com financiamento do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara de Faro, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Millennium Bcp, e com as parcerias de MaisFRANÇA / Institut Français du Portugal, Festival Queer Lisboa, FLAD ou Goethe-Institut Lisboa.

 



Comentários

pub