Algarve e Baixo Alentejo estão em seca severa e com pouca água no solo

Apesar de ter havido um desagravamento, a seca persiste

A seca desagravou-se no Algarve e no Baixo Alentejo, em Setembro, relativamente ao mês de Agosto, o que não impediu que as duas regiões registassem, no final do mês passado, uma situação de seca severa em quase todo o território e moderada em apenas algumas zonas, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera no seu mais recente boletim climatológico.

Ainda assim, houve uma melhoria em relação ao final de Agosto, altura em que Algarve e Alentejo estavam quase na totalidade  em situação de seca extrema.

O mesmo documento, revela, por outro lado, que Algarve e Baixo Alentejo tinha, a 30 de Setembro, «valores muito baixos de percentagem de água no solo (inferiores a 10 %) e com muitos locais ao nível do ponto de emurchecimento permanente».

A nível nacional, a área de Portugal continental em seca meteorológica diminuiu para metade e a intensidade desagravou-se, de forma geral.

De acordo com o boletim, no final do mês passado, 54,9% do território estava em situação de seca: 11,3% em seca fraca, 26,9% em moderada e 17% em severa.

 

 

No final de Agosto, 97% de Portugal continental estava em situação de seca, 27,1% da qual em situação extrema.

De acordo com o boletim, o mês de Setembro foi classificado como quente e chuvoso.

A temperatura média do ar foi de 20,65 graus Celsius, mais 0,43 graus do que o valor normal, e também as temperaturas máximas e mínimas foram superiores ao normal.

O mês passado foi o 3º setembro mais chuvoso desde 2000, com um total de 69,1 milímetros, correspondendo a 164% do valor normal.

Esta chuva não se distribuiu uniformemente por todo o território, com valores pouco expressivos de pluviosidade em quase toda a região algarvia, com exceção da Costa Vicentina e a zona de Monchique.

No Baixo Alentejo, a quantidade de precipitação foi também mais elevada do que no Algarve, com exceção de uma zona no interior sul da região.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub