Aleixo muda vice-presidente a dois anos das eleições

Executivo fica igual e com os mesmos pelouros, mas David Pimentel passa a ser o vice-presidente

Ana Machado já não é vice-presidente da Câmara de Loulé – e não foram «nem razões pessoais, nem de saúde» que a levaram a pedir para cessar essas funções. Em cima da mesa, esteve também a saída do vereador Abílio Sousa que acabou por ficar. Tudo isto, a dois anos das Eleições Autárquicas. 

Estas mudanças, das quais já se falava há alguns dias, foram confirmadas hoje por Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, ao Sul Informação e depois num comunicado público.

David Pimentel, que até só entrou para o executivo neste último mandato, é o novo vice-presidente, uma vez que Ana Machado saiu do cargo por vontade própria, tal como confirmou ao nosso jornal uma fonte ligada à vereadora.

«Não foram questões de saúde, nem motivos do foro privado que motivaram esta decisão», disse essa mesma fonte.

Questionado pelo Sul Informação sobre que razões levaram, então, a esta saída, Vítor Aleixo não quis responder.

«Essa é aquela parte que não vou dizer porque fica para as conversas que tivemos», argumentou o autarca.

O Sul Informação sabe que a saída de Abílio Sousa, vereador desde 2017 e que, antes, foi adjunto de Aleixo quando este ganhou a Câmara, também esteve em cima da mesa.

Vítor Aleixo também o confirmou: «foi algo equacionado, mas fica como vereador», disse o presidente ao nosso jornal.

Questionado sobre se estas mudanças estão relacionadas já com a preparação para as Autárquicas de 2025, o ainda presidente da Câmara garantiu que a decisão «não está ligada».

«Garanto que não está relacionado», respondeu Vítor Aleixo que remeteu também para o comunicado já tornado público em que assume que, «neste processo de reflexão», houve períodos de discórdia.

«O executivo a que presido reconhece que ocorreram momentos difíceis, de divergência, que foram cabalmente resolvidos, pelo que o trabalho prosseguirá em condições renovadas para continuar a servir bem as nossas populações até ao final do presente mandato», lê-se.

Mas a verdade é que, numa altura em que as Eleições Autárquicas de 2025 se aproximam, as movimentações de candidatos também se estão a adensar.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, eleito pelo PS, e que chegou também a ser adjunto de Vítor Aleixo, é apontado como um dos possíveis concorrentes, mas a candidatura não cairá bem em todas as hostes socialistas.

Outros nomes já badalados foram o de Hugo Nunes, antigo vice-presidente da Câmara de Loulé, já na vigência de Vítor Aleixo… e até o de Ana Machado, sabe o Sul Informação.

Ao que o nosso jornal também apurou, tem havido um clima de tensão entre Ana Machado e Telmo Pinto, que não é de hoje, mas que se terá adensado na última Assembleia Municipal.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub