Vai nascer um miradouro no cerro do Castelo de Alferce

Intervenção inclui também a sinalética

A vista do futuro miradouro – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O cerro do Castelo de Alferce, de onde se tem uma vista a olho de pássaro sobre os montes dos contrafortes sul da serra de Monchique, a barragem de Odelouca (quase vazia) e o litoral do Barlavento Algarvio, lá ao fundo, vai passar a ter um miradouro.

A intervenção, cuja adjudicação acaba de ser feita, integra a obra de valorização de todo o cerro do Castelo de Alferce, onde têm estado a decorrer, desde 2020, escavações arqueológicas. Significa um investimento de perto de 30 mil euros (mais IVA).

Além da construção da plataforma-miradouro, a obra inclui também sinalética referente ao sítio arqueológico, ao passadiço e à ligação pedestre à vizinha aldeia de Alferce.

O miradouro será mais uma atração, a juntar às ruínas do milenar castelo, ao passadiço e ponte suspensa do Barranco do Demo, ali ao lado, e ao Centro Interpretativo do Cerro do Castelo (CICCA), que está a ser construído no Alferce, e que, em Setembro do ano passado, foi adjudicado por cerca de 395 mil euros.

 

Lá ao fundo fica o mar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, disse ao Sul Informação que «este investimento do miradouro é complementar ao projeto do passadiço, do CICCA, da nossa rede de percursos e da própria Via Algarviana».

Na segunda-feira passada, Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, deslocou-se ao Alferce para conhecer a campanha arqueológica em curso no cerro do Castelo, bem como o passadiço do Barranco do Demo e as obras do futuro CICCA.

Entretanto, hoje, 1 de Setembro, é o dia aberto no cerro do Castelo de Alferce, para dar a conhecer ao público, local e não só, os avanços da intervenção arqueológica que lá vem sendo feita. Além de visitas guiadas durante a manhã, o dia aberto inclui ainda cinco palestras pelos arqueólogos que têm trabalhado nas escavações, que terão lugar à tarde, no multiusos da Freguesia de Alferce.

Para saber mais sobre o dia aberto, clique aqui.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub