Setembro começa com dia aberto nas escavações arqueológicas do Castelo de Alferce

Dia aberto para mostrar a todos os resultados de quatro anos de escavações arqueológicas

Escavações arqueológicas em curso no cerro do Castelo de Alferce – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As escavações arqueológicas a decorrer no Cerro do Castelo de Alferce, na serra de Monchique, promovem esta sexta-feira, 1 de Setembro, o seu dia aberto ao público, propondo visitas guiadas às escavações e palestras sobre o tema.

As visitas guiadas vão decorrer das 9h00 às 13h00, enquanto à tarde, a partir das 16h00, no espaço multiusos da Freguesia de Alferce, terão lugar cinco palestras sobre o castelo e a intervenção arqueológica em curso, seguindo-se debate.

A sessão de abertura contará com Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, José Manuel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alferce, e o arqueólogo municipal Fábio Capela.

“O Castelo de Alferce e o povoamento do Garb al-Andalus em época emiral” é o tema da primeira palestra, a cargo de Susana Goméz Martínez, arqueóloga do Campo Arqueológico de Mértola e professora da Universidade de Évora/CEAACP.

O arqueólogo municipal Fábio Capela irá depois abordar o tema do “Cerro do Castelo de Alferce: balanço do projeto de investigação em curso”.

Segue-se José Vinagre, da Universidade de Évora, que falará sobre os “Novos dados sobre a ocupação islâmico do Castelo de Alferce”.

A quarta palestra, sobre «A mesa islâmica em Alferce: uma perspetiva da alimentação do passado», estará a cargo dos arqueólogos Humberto Veríssimo e Beatriz Pinto, da Universidade do Algarve /CEAACP.

Finalmente, Daniela Maio, arqueóloga contratada da Câmara de Monchique e membro do ICAREHB da Universidade do Algarve, levará o público “Pelos caminhos da Pré História”.

Todas estas atividades são de entrada livre.

 

 

 
 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub