Tavira avança com plano de promoção da atividade física no concelho

Há atividades para todas as faixas etárias e condições

O Município de Tavira celebrou com a Casa do Povo de Santo Estêvão, o Clube de Vela de Tavira, o Tavira Natação Clube, o RIA – Aqua Clube e o Clube Bike Team Tavira uma parceria para a  implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do concelho. 

O plano “Todos em Movimento”, que «visa dar resposta às orientações firmadas na estratégia nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar», decorre entre Outubro deste ano e Junho de 2024 e acarreta um investimento de mais de 142 mil euros.

Neste contexto, e de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, existe o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do concelho, a funcionar no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Os projetos são gratuitos e abrangem públicos com faixas etárias distintas.

O “Crescer em Movimento” destina-se a crianças e jovens entre os 3 e os 17 anos. Aqui, está integrado o projeto “Infantários em Movimento”, desenvolvido nas instalações dos estabelecimentos escolares para crianças entre os 3 e 5 anos, o “Move-te na Escola”, que abrange todos os alunos do 1º Ciclo, e o “Desportiv@mente”, que é direcionado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho.

Já o “Põe-te a Mexer” foi pensado para adultos dos 18 aos 55 anos e inclui os projetos “Gimnasticando”(aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, nas freguesias) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal e utilizadores das instalações desportivas municipais).

 

 

O “VIVA +” é para adultos com mais de 55 anos: inclui o ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção em todas as freguesias e gerontomotricidade administrada nos lares e centros de dia) e o Hidro Sénior,  que proporciona atividades de hidroginástica, nas piscinas municipais.

O programa “Atividade física e saúde” é para os munícipes com necessidades na área da saúde e agrega o projeto
Atividade Física Adaptada (para cidadãos portadores de algum tipo de deficiência) e o “Gato” é desenvolvido em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes e direcionado a esta população, incluindo atividades físicas e desportivas indoor e outdoor.

Em parceria com o ACES Sotavento existem ainda os projetos Diabetes em movimento (programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, cujas sessões decorrem três vezes por semana, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho), Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o Município de Tavira, cujas sessões decorrem três vezes por semana, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho), Combate à Obesidade (destinado a utentes com mais de 3 anos das Unidades Funcionais do ACES Sotavento).

Por fim, os projetos “Todos a Caminhar” e “Tavira Convid’a Pedalae” são transversais a todos os programas. O primeiro consiste em marchas e corridas semanais e abrange todas as freguesias. O segundo inclui passeios guiados em bicicleta BTT e abarca, igualmente, todas as freguesias.

Com este plano, a Câmara de Tavira pretende «baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita».

 



Comentários

pub