Projeto quer transformar Tavira e as suas freguesias em Jardins Alimentares 

Ao longo de Setembro, terá lugar uma sessão participativa do projeto em cada freguesia do concelho de Tavira

O projeto Jardins Alimentares, proposta vencedora do Orçamento Participativo 2020/21, foi apresentado ontem, dia 4 de Setembro, no Jardim do Alto de São Brás, em Tavira, um dos 16 locais onde será implementada esta proposta.

O projeto, no valor estimado de 33.500 euros, cuja proponente foi a agricultora biológica Ângela Rosa, insere-se, segundo a Câmara Municipal, «na motivação de transformar a cidade de Tavira e as localidades do concelho num jardim alimentar».

A iniciativa pretende «transformar o espaço público num espaço interpretativo e com utilidade alimentar nos centros urbanos, ao mesmo tempo que disponibiliza aos munícipes a possibilidade de aprender a cultivar alimentos saudáveis e sazonais, embelezando os locais e promovendo a segurança alimentar e o consumo adequado de alimentos», explica a autarquia.

Os Jardins Alimentares, a convite da Associação Oficina de Planeamento e Participação (responsável pela conceção, desenvolvimento e avaliação do processo participativo que servirá de suporte à execução do projeto), integram o grupo dos 11 projetos pilotos do PHOENIX (Participation in Holistic Environmental / Ecological Innovations) que irá implementar e testar metodologias participativas eficazes em sete países europeus.

No decurso das sessões participativas agendadas para todas as freguesias (ver abaixo) será criada a Comissão Territorial de Co-Design (órgão composto por cidadãos, stakeholders e representantes locais) que discutirá a sugestão e, eventualmente, decidirá sobre a metodologia específica que será aplicada à sua realidade, neste caso ao território do nosso concelho.

O PHOENIX pretende mostrar que «os processos participativos devem considerar aspetos relacionados com o contexto e que as pessoas devem estar envolvidas não só na discussão de questões específicas, mas também na deliberação da metodologia participativa que poderá ser aplicada, num esforço conjunto para cocriação e coimplementação dos processos».

Esta primeira sessão de apresentação dos Jardins Alimentares contou com a presença de Sónia Pires, vereadora de Administração, Ambiente e Assuntos Jurídicos da Câmara de Tavira, de Nelson Dias, dirigente da associação Oficina, da proponente Ângela Rosa, e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, que procedeu à apresentação do exemplo desta localidade.

 

 


Durante o mês de Setembro, terá lugar uma sessão participativa do projeto em cada freguesia nas seguintes datas:
Dia 11, 18h00 – Junta de Freguesia de Tavira;
Dia 13, 18h30 – Junta de Freguesia de Santa Luzia;
Dia 18, 19h00 – Edifício da Junta de Freguesia de Cabanas;
Dia 20, 18h00 – Junta de Freguesia de Santa Catarina;
Dia 25, 18h00 (a confirmar) – Junta de Freguesia de Cachopo;
Dia 27, 18h00 – Edifício da Junta de Freguesia da Luz.

As sessões participativas serão dinamizadas pelo Município de Tavira em colaboração com a associação Oficina.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Divisão de Ambiente através do telefone 281 320 567 ou do e-mail [email protected] .

 

 



Comentários

pub