Lagoa e Portimão acolhem Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027

Evento junta atletas de 26 Comités Olímpicos Nacionais de diversas modalidades

Lagoa e Portimão vão acolher os Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2027, após a candidatura conjunta destas duas Câmaras Municipais ter sido escolhida, «por aclamação», na Assembleia Geral (AG) do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), na sexta-feira.

Entre os dias 11 e 18 de Setembro de 2027, atletas dos 26 Comités Olímpicos Nacionais que atualmente compõem o CIJM, vão rumar a Portimão, para disputar provas nas modalidades de Andebol, Canoagem (mar), Futebol, Karaté (kata), Luta, Natação (águas abertas), Remo (sprint), Ténis, Vela (iQFoil e Fórmula Kite) e Voleibol.

Os locais de competição serão nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão) e na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), «bem como no estuário do Rio Arade, que une os dois Municípios», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que veio a público saudar as duas autarquias por terem conseguido trazer para o Algarve este evento.

Na AG do CIJM, a candidatura de Portimão-Lagoa 2027 foi apresentada por José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), que sublinhou como principais vantagens «as muito boas áreas das praias» e o «bom número de hotéis» existentes nesta zona do Algarve, permitindo que a maioria das deslocações possam ser realizadas a pé.

A isto alia-se a «tradição na organização de grandes eventos internacionais», a acessibilidade ao aeroporto de Faro, ao «programa desportivo sólido» e ao apoio das federações desportivas nacionais.

 

 



Comentários

pub