Investigadores portugueses imprimem pela primeira vez filete de robalo em 3D

Projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) faz parte do projeto “CleanFish – Novas estratégias para a produção sustentável de peixe celular”, tendo sido recentemente publicado um artigo de imprensa, deste âmbito, sobre a impressão 3D do primeiro filete de robalo, produzido em laboratório (através de cultivo celular) em Portugal.

A equipa responsável pertence ao Instituto Superior Técnico/Instituto de Bioengenharia e Biociências (IST-ID/iBB), sendo liderada pelo investigador Frederico Ferreira.

O IPMA é “Instituição Participante” e encontra-se representado pela Investigadora Amparo Gonçalves, co-responsável do projeto e líder da equipa no Instituto.

O projeto teve início em março de 2023 e, durante os próximos três anos, caberá à equipa do IPMA caracterizar a qualidade dos filetes provenientes de cultivo celular, produzidos pela equipa do IST-ID/iBB, focando-se nas propriedades sensoriais (em particular a textura e o sabor), o perfil nutricional, e também nas questões de segurança alimentar e da sustentabilidade do processo de produção.

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

 



Comentários

pub