Igreja da Nossa Senhora da Luz intervencionada, Câmara de Lagos quer reabilitar Igreja de São Sebastião

Trabalhos envolvem a pintura exterior e o muro envolvente

A Igreja da Nossa Senhora da Luz, na Vila da Luz (Lagos), vai ser alvo de obras, anunciou a Câmara de Lagos. A autarquia também quer reabilitar a Igreja de São Sebastião, na cidade.

Os trabalhos na Igreja de Nossa Senhora da Luz envolvem a pintura exterior e o muro envolvente, o que representa um apoio de 27 675 euros a atribuir à Fábrica Paroquial da Senhora da Luz, tal como aprovado na última reunião do executivo lacobrigense.

A origem deste templo religioso é incerta, embora seja referido o ano de 1521 numa inscrição no interior.

Considerada um importante monumento do concelho de Lagos, mais especificamente da Vila da Luz, onde se localiza, nesta igreja destaca-se o retábulo de talha dourada, datado do século XVIII, onde estão presentes as imagens de São Romão, Santo Estêvão e de Nossa Senhora da Luz, sua padroeira.

A intervenção integra «as estratégias do município de preservar os seus monumentos históricos, neste caso religiosos, recordando-se que a Igreja de Santa Maria, na Praça do Infante, foi recentemente alvo de trabalhos de conservação e manutenção exterior através de apoio da autarquia».

A autarquia acrescenta que «em cima da mesa está também a intenção de reabilitar a Igreja de São Sebastião, classificada como Monumento Nacional».

Na visita pastoral do Bispo do Algarve a Lagos, o presidente da Câmara Hugo Pereira fez um ponto de situação sobre a reabilitação da Igreja de São Sebastião, que, tendo Estudo Prévio já realizado, aguarda agora a definição do interlocutor oficial da parte da tutela (dada a reorganização de competências da Direção Geral do Património Cultural e das respetivas direções regionais) para que seja possível celebrar o protocolo tripartido que permitirá avançar com a elaboração do projeto de execução e, posteriormente, com a obra.

«Tratando-se de um edifício estatal e classificado como Monumento Nacional, o município tem envidado esforços e alimenta a expetativa de que esta intervenção seja considerada no plano de investimentos do Estado, seja por via do Orçamento de Estado, seja no âmbito dos fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)», acrescentava então a Câmara de Lagos.

 

Igreja de São Sebastião – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub