Farcume exibe 34 curtas-metragens de 7 países

A entrada é livre

34 curtas-metragens, divididas em três sessões, oriundas de sete países (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, México, Irão). A 13ª edição do Farcume – Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro realiza-se de sexta-feira, 22 de Setembro, até domingo, dia 24, no Auditório do Culture and Conference Hub, do Hotel 3HB Faro. 

A organização será da Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro que escolheu entre um conjunto de mais de 350 curtas metragens submetidas a concurso, de 31 países.

«Este festival vem afirmando-se ano após ano como parte integrante da grande programação cultural da cidade de Faro, como lugar de encontro de realizadores, atores, amantes do cinema e de entusiastas das curtas-metragens, apresentando uma seleção diversificada de curta-metragens de talentosos cineastas locais e internacionais, sempre comprometido com a divulgação e promoção do cinema e com a formação de públicos», diz a organização.

O Farcume conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Faro, da União de Freguesias de Faro e do Grupo 3HB Hotels & Resorts.

Com a realização do Farcume/festival no espaço anteriormente ocupado pelo Cine-Teatro de Santo António, na Baixa de Faro, a Faro 1540 pretende afirmar a memória deste espaço e a sua ligação ao cinema e às artes perpetuando-o na memória coletiva da cidade de Faro e dos farenses.

Paulo de Oliveira Botelho, presidente da associação, diz que a organização preza os «relacionamentos sólidos e duradouros com os nossos parceiros, trabalhando em estreita colaboração com todos e todas os que se reveem na nossa visão, que é pautada pelo compromisso em promover e divulgar a cultura cinematográfica».

«O cinema é muito mais que um simples entretenimento. É uma poderosa ferramenta de e para reflexão, compreensão de diferentes realidades e na promoção do diálogo intercultural, podendo influenciar, educar e inspirar gerações, desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão social, no fortalecimento das comunidades e na afirmação de causa sociais e ambientais», acrescenta.

Por isso, «os filmes refletem as preocupações que povoam a sociedade contemporânea e apresentam uma perspetiva reflexiva de grandes causas da atualidade, como é o caso da violência doméstica, igualdade de género, alterações climáticas, migrações, entre outros».

A RUA FM, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e a Associação do Comércio na Baixa e a Ambifaro – Gestão De Equipamentos Municipais também são parceiros.

A entrada é livre.

 

PROGRAMA:

 



Comentários

pub