António Franco Alexandre vence Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Cerimónia de entrega do Prémio decorre no dia 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Faro

António Franco Alexandre é o vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro.

Nesta nona edição, que conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e os apoios da Direção Regional de
Cultura do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Universidade do Algarve, Eva Senses, Tertúlia Algarvia e JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, o livro distinguido foi o “Poemas”.

O júri, constituído pelo poeta e professor Luís Quintais, professora doutora Ana Isabel Soares, docente na Universidade do Algarve, e pela jornalista Inês Fonseca Santos, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio a esta obra, pelo seu livro inédito Carrossel, nela incluído.

Para os membros do júri, Carrossel «amplia e redefine os termos em que o seu percurso se foi construindo desde o seu primeiro livro (…). Uma viagem através de uma “transportadora transdisciplinar”, que, mais do que espaços, percorre tempos (…) Foi esta amplitude temporal, que inscreve em verso um lugar de nós, lugar de entendimento e leitura transversal a todo o ser humano ocidental – capaz de ler o que de si se distancia, ainda que inapelavelmente radicado no tempo atual».

A cerimónia de entrega do Prémio decorre no dia 28 de Outubro, às 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro.

 



Comentários

pub