Algarve assinala Jornadas Europeias do Património com cinema, música e visitas guiadas

Entre os dias 22 e 24 de Setembro

As Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema “Património Vivo”, vão ser assinaladas no Algarve, a partir desta sexta-feira, 22 de Setembro, com cinema, música, visitas guiadas e muito mais. As iniciativas duram até domingo.

Além da programação dos Municípios de Lagos, Silves, Loulé, Faro e Tavira, também a Direção Regional de Cultura do Algarve vai assinalar estas jornadas com uma sessão de cinema documental e um concerto, na Fortaleza de Sagres, iniciativas que integram a programação DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

No sábado, dia 23 de Setembro, às 17h30, terá lugar, na Fortaleza de Sagres, a ultima sessão do ciclo de cinema “Libertar a Memória”. Esta sessão conta com a curadoria de Kitty Furtado, que selecionou os documentários Eu não sou Pilatus (2019, Portugal, DOC, 11min), de Welket Bungue, e Monumento Catástrofe (2022, Portugal, DOC, 69min), do Coletivo Left Hand Rotation.

Eu não sou Pilatus, de Welket Bungué (Guiné-Bissau, 1988), «é um manifesto artístico antirracista, feito através do diálogo entre dois vídeos de telemóvel, difundidos nas redes sociais, que testemunham dois olhares distintos e opostos sobre Portugal, a democracia e as suas instituições», lê-se na nota enviada pela DRCAlg.

Monumento Catástrofe é um road-movie, em Portugal, «que mapeia uma parte da construção do espaço público de forma crítica, partindo da ideia de Catástrofe, que está também relacionada com fatores locais e globais e relações de poder».

“Libertar a Memória” é um projeto do Cineclube de Faro, para o DiVaM, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista.

 

 

No dia 24, domingo, também na Fortaleza de Sagres, realiza-se o concerto de Chica, às 17h30, que apresenta uma sonoridade em que «o seu elemento principal é o diálogo: desde as letras que pretendem ser ouvidas no lugar de amigo, à sonoridade construída sobre uma troca de géneros e abordagens». Este é o último concerto integrado no ciclo “Concertos ao Entardecer”, promovido pela Associação ArQuente, para o DiVaM.

As atividades DiVaM são de entrada gratuita, mas com reserva obrigatória de lugar.

Em Lagos, realizam-se no dia 23, a 9.ª Jornadas do Monte Molião, que incluem uma conferência no Edifício Paços do Concelho Século XXI, de manhã, e, à tarde, visita acompanhada ao Monte Molião.

As Jornadas de Monte Molião pretendem dar a conhecer os resultados da investigação arqueológica neste sítio emblemático da história de Lagos.

A atividade é de entrada gratuita, mas é necessária inscrição, que pode ser feita para o e-mail [email protected].

 

 

Em Silves, o arranque das Jornadas Europeias de Património é dado através da atividade “Dia Aberto na Couraça Islâmica de Silves”, em que o Município convida o público em geral a observar esta estrutura de abastecimento de água à cidade, até há pouco tempo apenas conhecida pelos relatos das fontes históricas.

A entrada de acesso deverá ser feita pela Rua Dr. Francisco Vieira | Escadinhas do Mirante, entre as 10h00 e as 12h00 e as 16h00 e as 19h00.

Segue-se, ainda no dia 23, a atividade “Um dia com os Oleiros da Mouraria”, no Museu Municipal de Arqueologia, entre as 15h00 e as 18h00, onde se convida as famílias a replicar modelos cerâmicos dos séculos XVI e XVII.

 

 

Segundo fontes históricas, no final da Idade Média, dois oleiros eram proprietários de uma olaria na Mouraria da Cidade de Silves, a investigação arqueológica pôs a descoberto os dois fornos onde estes coziam as cerâmicas que modelavam, bem como muitas das peças que deixaram para trás quando a oficina foi desativada.

A programação culminará no dia 24 com a atividade “À descoberta do Castelo de Silves”, entre as 10h00 e as 12h00, destinada às famílias.

As inscrições nas atividades podem ser feitas para o telefone 282 440 854 ou e-mail [email protected].

 

 

No concelho de Loulé, o Museu Municipal convida o público para uma visita guiada aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto.

Durante a visita, orientada por Daniela Grelha, será possível mergulhar na história de uma cidade islâmica e de um Hammam, um edifício de banhos públicos que desempenhou um papel fundamental na vida quotidiana da época islâmica.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar mais sobre a sua ocupação posterior como Casa Senhorial dos Barreto e descobrir como era a vivência neste espaço.

As inscrições podem ser feitas para o número 289 400 953 ou e-mail [email protected].

No dia 23, às 18h30, tem lugar, no Centro Autárquico de Quarteira, uma conferência sobre os achados arqueológicos e naufrágios no mar de Quarteira, denominada “Entre marcas de pesca e o património cultural subaquático: a arqueologia no mar de Quarteira”.

Os oradores Pedro Barros e Felizardo Pinto guiarão os participantes numa exploração sobre os segredos submersos do “Mar de Quarteira”.

 

 

A comunidade marítima de Quarteira tem partilhado as suas memórias sobre a toponímia do mar, o seu conhecimento sobre as marcas de “cascos” e a sua sensibilidade ao recuperar e doar peças arqueológicas aos Museus.

«Alguns desses locais e objetos tornaram-se foco de pesquisas e estudos arqueológicos, fornecendo uma visão única do passado desta região», explica a autarquia de Loulé.

A conferência visa sistematizar toda a informação arqueológica, desde a época romana até os dias de hoje. Serão abordados achados isolados recolhidos nas redes de pesca, bem como sítios arqueológicos de naufrágios de embarcações, acidentes aéreos e sítios afetados pela regressão da linha de costa do “Mar de Quarteira”, desde o Cabo de Santa Maria (Faro) à Ponta de Alfanzina (Lagoa).

Seguidamente, às 19h30, realiza-se uma visita comentada à exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, desvendando-se mais sobre as riquezas subaquáticas da história e do património cultural da região.

Em Faro, o Museu Municipal organiza, na Ermida de Santo António do Alto, ateliers lúdicos, oficinas pedagógicas e workshops. Esta atividade realiza-se no dia 22 de Setembro, a partir das 10h00, e o público alvo são as escolas.

 

 

Para as 18h00, está agendada a apresentação do livro “Palácio de Estoi: Um conjunto patrimonial pleno de magia”, de José Paula Brito.

Às 19h00, o Município organiza visitas guiadas e percursos orientados pela cidade velha de Faro. A tour tem uma duração aproximada de 1h30.

A visita custa 10 euros e as inscrições podem ser feitas para o e-mail [email protected].

No dia 23, às 17h30, há o lançamento de catálogo da exposição “Manuel Batista – Natureza Paralela”.

Em Tavira, o programa inicia-se, no dia 22, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com a palestra “Retábulos no Mundo Português: Thesaurus“, por Francisco Lameira, professor auxiliar com agregação no Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e coordenador da coleção Promontoria Monográfica História da Arte.

 

 

A palestra pretende «realçar a importância dos retábulos na arte portuguesa, através de uma criteriosa seleção dos exemplares mais relevantes em termos formais e funcionais», incluindo os do Algarve.

No dia 23, às 10h30, os participantes poderão desfrutar de uma visita à Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Livramento, Luz de Tavira), orientada por Marco Sousa Santos, historiador de arte e técnico superior do Museu Municipal de Tavira.

Fundada em 1708 e remodelada em meados do século XVIII, esta ermida reúne elementos patrimoniais de reconhecido interesse. É, hoje, administrada pela comunidade local e palco de uma festividade religiosa que celebra a ligação à vizinha povoação piscatória da Fuzeta.

No mesmo dia, às 15h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, Corinne Romeira (técnica superior do Museu Municipal de Tavira) e Aníbal Neto (engenheiro – Associação Agrolares) guiam a visita à exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, abordando as diferentes vertentes desse Património Cultural Imaterial da Humanidade e a história da produção e consumo do vinho no Algarve.

A sessão termina com a degustação de diferentes sabores e castas que compõem os vinhos algarvios.

Ainda no sábado, às 17h30, é inaugurada, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal, a exposição “Irão, Berço da Humanidade” de Luís Reina. A exposição destaca 24 locais de importância mundial, reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, e captura a essência do povo iraniano – acolhedor, resiliente e cheio de vida. A exposição é enriquecida com peças da Coleção Berardo, proporcionando uma visão mais profunda da arte, cultura e história deste país milenar.

O programa de dia 24 prevê, às 16h00, uma visita ao núcleo expositivo do Antigo Hospital do Espírito Santo de Tavira, orientada por Alexandra Rufino, técnica superior de Património Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Inaugurada no passado mês de Junho, valoriza a memória do antigo Hospital de Tavira, apresentando um panorama da sua história, desde a fundação até à sua nacionalização. A visita destacará a história da instituição, abordando temas como os primeiros serviços de saúde, a medicina no período moderno e o desenvolvimento das políticas sanitárias no século XX.

O programa culmina, às 17h30, na Igreja do Espírito Santo de Tavira (S. José) com o concerto “Sons do Património: Uma Viagem Harmónica pelo Acordeão”, apresentado pelo acordeonista Gonçalo Pescada (solista em orquestras de vários países e professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora).

Este momento musical inclui uma variedade de peças para acordeão, bandonéon e accordina, incluindo obras de T. Murena, Édith Piaf, Astor Piazzolla, A. Villoldo, E. Donato, A.Vivaldi, D. Scarlatti, G. Rossini, V. Vlassov e V. Monti.

Nos dias 22 e 23 de Setembro, a entrada no Museu Municipal de Tavira é gratuita.

As visitas orientadas têm um número limitado de participantes, sendo a inscrição gratuita e obrigatória (até dois dias antes do início das atividades), aqui.

 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.
Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
O tema escolhido este ano para dinamizar as JEP em toda a Europa é “Património Vivo”.
A ideia é alertar e sensibilizar os europeus para a importância das práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub