Vicentina já prepara execução da estratégia ADERE 2030

Sessão de assinatura do acordo decorreu em Lagos

A sessão de assinatura do acordo de parceria para a execução da estratégia Vicentina ADERE 2030, que teve lugar no Auditório Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lagos, aconteceu no dia 27 de Julho. 

Bioeconomia, ecoturismo, enoturismo, economia circular, recursos endógenos, circuitos curtos, eficiência hídrica, agroecologia, envelhecimento populacional, juventude, natureza e biodiversidade e o problema da seca no barlavento algarvio foram alguns dos temas abordados.

A abertura da sessão esteve a cargo de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, já Márcio Viegas, presidente da Vicentina, contextualizou o trabalho desenvolvido pela associação, destacando as seis sessões desenvolvidas no âmbito da estratégia ADERE 2030 e os temas abordados, entre estes o território e a dicotomia entre rural e urbano, as assimetrias territoriais entre litoral e interior e o papel do GAL Rural no território.

A apresentação da parceria, território e governação foi realizada por Aura Fraga, diretora e coordenadora do GAL, na qual se abordou o território de intervenção da estratégia ADERE 2030, a tipologia das entidades parceiras, a distribuição das mesmas por concelhos, a parceria em rede e as metas da governança.

Já a estratégia Vicentina ADERE 2030 foi apresentada por Nuno Prata, consultor da Aliados Consulting, que destacou o diagnóstico aplicado à demografia, economia e emprego, turismo e produção agrícola.

Os enfoques temáticos, as necessidades principais, complementares e os indicadores de resultado foram também discutidos.

Na reunião estiveram presentes os parceiros e associados do ADERE 2020, membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como entidades, associações e fundações públicas e privadas.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

 



Comentários

pub