Portimão instala sensores nos jardins para otimizar uso da água

Estes sensores «recolhem em tempo real dados sobre a humidade do solo»

A Câmara de Portimão implementou uma «solução inovadora de gestão hídrica» nos seus jardins públicos, otimizando o uso da água. 

Através da instalação de sensores nos diversos espaços verdes, a autarquia diz que «está a otimizar o uso da água, trazendo diversos benefícios para a cidade, baseando-se a solução de gestão hídrica implementada na tecnologia LoRaWAN, o que permite a centralização e o controlo remoto do consumo de água nos jardins públicos de Portimão de forma inteligente e eficiente».

Estes sensores «recolhem em tempo real dados sobre a humidade do solo, condições climáticas e necessidades hídricas das plantas, informações que são transmitidas através de antenas para um sistema centralizado, onde são processadas e analisadas».

Com o auxílio da análise de dados, é possível analisar e interpretar os dados provenientes dos sensores, assim como as informações recolhidas por uma estação meteorológica local.

«Essa análise combinada permite uma gestão mais precisa dos programas de rega, ajustando automaticamente os respetivos ciclos com base nas condições climáticas atuais e nas necessidades específicas das plantas, o que evita a rega excessiva e promove um uso mais eficiente dos recursos hídricos», diz a Câmara de Portimão.

A solução também viabiliza a deteção precoce de problemas, como fugas, o que reduz as perdas e os custos associados à manutenção dos jardins, resultando em uma poupança efetiva.

Comentários

pub