Passeio conta a história do “Figo no Algarve: da árvore ao fumeiro”

O valor da inscrição é 5 euros

O próximo percurso “Passos Contados” vai ser dedicado ao “Figo no Algarve: da árvore ao fumeiro” e realiza-se este domingo, 27 de Agosto, com partida às 7h00, em Santa Rita (Vila Real de Santo António). 

O passeio será feito com o agricultor João Sol.

Com extensas áreas de figueirais, o Algarve exportou durante séculos os figos secos, que tiveram elevada importância na alimentação das suas gentes e na economia regional.

Na “Crónica da Conquista do Algarve” lê-se que os mouros pedem tréguas aos cristãos para que possam colher as suas “novidades”, na época que se estende do mês de Julho até S. Miguel a 29 de Setembro. Era o tempo da colheita e o figo tinha de se apanhar até S. Miguel.

Já então o figo estava, como continuaria a estar, na base da alimentação da população algarvia. Servia muitas vezes em lugar de pão às gentes do campo e também matava a fome às bestas.

Colhido no Verão, o figo ficava a secar no almeixar (termo que vem do árabe, al-manxar). Depois, quando não ia para o fumeiro (na segunda metade do século XX existia em Cacela pelo menos um desses fumeiros o do João da Venda, no lugar da Ponte).

«Neste percurso vamos passar por alguns figueirais na envolvente da aldeia de Santa Rita, conhecer diversas variedades de figo e respetivos períodos de colheita, apanhar figos já secos, visitar um almeixar, provar figos secos e, por último, ficar a conhecer um pouco da história do antigo Fumeiro do João da Venda, no Sítio da Ponte», diz a organização.

As inscrições podem ser feitas para o 281 952 600 ou enviando um e-mail para [email protected].

O valor da inscrição é 5 euros.

 



Comentários

pub