Mariza com a Orquestra do Algarve marca última noite da FATACIL

Agosto é mês de concertos da Orquestra do Algarve ao ar livre

Mariza

Um concerto de Mariza com a Orquestra do Algarve dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, no dia 27 de Agosto, às 22h30, vai fechar o programa de concertos de mais uma edição da FATACIL, que começa esta sexta-feira, em Lagoa.

Neste concerto, com um alinhamento cuidadosamente selecionado para a ocasião, Mariza une a sua sonoridade à da Orquestra do Algarve.

Como habitualmente, estará acompanhada pelo seu trio de músicos de Fado, com Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Phelipe Ferreira na viola e Adriano Alves “Dinga” no baixo, mas também pelo acordeonista João Frade e pelo percussionista João Freitas.

Mas esta não será a única colaboração da Orquestra do Algarve com músicos portugueses de outros quadrantes.

 

Tatanka

 

No domingo, dia 20 de Agosto, às 22h00, no Passeio das Dunas, em Quarteira, será Tatanka a juntar-se à formação algarvia.

Ao lado de Hugo Danin, na bateria, e Rui Pedro Vaz, no baixo, o espetáculo, com entrada livre, conta com a direção orquestral de Élio Anes Leal.

Num mês de Agosto cheio de trabalho, no dia 23, às 22h00, será a zona ribeirinha da Fuzeta a receber um concerto da Orquestra, com entrada livre.

A Orquestra do Algarve, sob a batuta do maestro John Avery, quer «marcar as suas férias com uma emocionante viagem sonora digna de habitar a memória na eternidade».

Por isso, salienta a OA, «preparámos um programa fascinante que dará vida a composições icónicas, que o transportarão para os grandes momentos da sétima arte».

 

Maestro John Avery – Foto: Patrícia Luz

 

Entretanto, já começa a ser levantado o véu para a programação de Setembro, que arranca dia 9, em Tavira, com um concerto de entrada livre que junta Camané e a Orquestra do Algarve.

Camané faz uma retrospetiva da sua longa carreira. O fadista percorre alguns dos seus trabalhos mais icónicos, desde os primeiros álbuns, editados nos anos 90, ao mais recente disco, Horas Vazias (2021).

Camané apresenta-se com os cúmplices de sempre José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e Paulo Paz (contrabaixo). A Orquestra é dirigida pelo maestro Jorge Letria.

Depois, no dia 15 de Setembro, no Auditório Municipal de Lagoa, terá lugar o Concerto de Rentrée.

O maestro Pedro Neves regressa à Orquestra do Algarve, onde serviu como maestro titular. Esta ocasião de reencontro é o motivo perfeito para dar início à temporada, promovendo a escuta de uma das mais famosas partituras de Mendelssohn, a abertura inspirada nas “Hebrides”, as icónicas ilhas rochosas na Escócia.

 

Programa

FELIX MENDELSSOHN (1809 – 1847)
The Hebrides

ANTÓNIO FRAGOSO (1897 – 1918)
Nocturno (orq. Martim Sousa Tavares)

FELIX MENDELSSOHN (1809 – 1847)
Sinfonia nº1 em Dó menor

Pedro Neves, Maestro
Orquestra do Algarve

15/09
LAGOA
Auditório Carlos do Carmo
21h00
Bilhetes: 10€ (preço único)
Informações: T: 282 380 452

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub